Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADE E CULTURA

Palavra-chaves: IDENTIDADE, MEMÓRIA, HISTÓRIA Pôster (PO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47584
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1265
    "inscrito_id" => 3349
    "titulo" => "IDENTIDADE E CULTURA"
    "resumo" => "Detectando a necessidade dos estudantes de perceberem-se como agentes históricos e assim iniciar seu processo de construção de identidade, foram realizadas atividades com os alunos da Escola Estadual Santo Inácio de Loyola, que consistiram na visita ao Quilombo de Xambá, assim como a construção de um museu temporário com os objetos da turma de alunos do sexto. A primeira atividade consistiu na apresentação de um vídeo sobre tolerância religiosa, assim como uma visita de campo guiada por um professor disponibilizado pela própria administração do Quilombo de Xambá. Na atividade “Espaço de Memória” os alunos apresentaram no pátio da escola um objeto próprio que tivesse algum significado em suas vidas, assim como um texto explicando o significado do mesmo e porque este havia sido escolhido. O resultado das atividades foi bastante positivo pois muitos estudantes expressaram sua surpresa acerca da história de sua comunidade e admitiram que após a visita ao Quilombo passaram a enxergar tanto o lugar, quanto a religião candomblecista de outra forma; além de perceberem a importância da sua História no processo histórico, o que também elevou sua autoestima."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE, MEMÓRIA, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID3349_03092018201718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA MARIA FELIX DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA MARIA FELIX DE MOURA"
    "autor_email" => "jaciaramfelix@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47584
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1265
    "inscrito_id" => 3349
    "titulo" => "IDENTIDADE E CULTURA"
    "resumo" => "Detectando a necessidade dos estudantes de perceberem-se como agentes históricos e assim iniciar seu processo de construção de identidade, foram realizadas atividades com os alunos da Escola Estadual Santo Inácio de Loyola, que consistiram na visita ao Quilombo de Xambá, assim como a construção de um museu temporário com os objetos da turma de alunos do sexto. A primeira atividade consistiu na apresentação de um vídeo sobre tolerância religiosa, assim como uma visita de campo guiada por um professor disponibilizado pela própria administração do Quilombo de Xambá. Na atividade “Espaço de Memória” os alunos apresentaram no pátio da escola um objeto próprio que tivesse algum significado em suas vidas, assim como um texto explicando o significado do mesmo e porque este havia sido escolhido. O resultado das atividades foi bastante positivo pois muitos estudantes expressaram sua surpresa acerca da história de sua comunidade e admitiram que após a visita ao Quilombo passaram a enxergar tanto o lugar, quanto a religião candomblecista de outra forma; além de perceberem a importância da sua História no processo histórico, o que também elevou sua autoestima."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE, MEMÓRIA, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID3349_03092018201718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA MARIA FELIX DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA MARIA FELIX DE MOURA"
    "autor_email" => "jaciaramfelix@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Detectando a necessidade dos estudantes de perceberem-se como agentes históricos e assim iniciar seu processo de construção de identidade, foram realizadas atividades com os alunos da Escola Estadual Santo Inácio de Loyola, que consistiram na visita ao Quilombo de Xambá, assim como a construção de um museu temporário com os objetos da turma de alunos do sexto. A primeira atividade consistiu na apresentação de um vídeo sobre tolerância religiosa, assim como uma visita de campo guiada por um professor disponibilizado pela própria administração do Quilombo de Xambá. Na atividade “Espaço de Memória” os alunos apresentaram no pátio da escola um objeto próprio que tivesse algum significado em suas vidas, assim como um texto explicando o significado do mesmo e porque este havia sido escolhido. O resultado das atividades foi bastante positivo pois muitos estudantes expressaram sua surpresa acerca da história de sua comunidade e admitiram que após a visita ao Quilombo passaram a enxergar tanto o lugar, quanto a religião candomblecista de outra forma; além de perceberem a importância da sua História no processo histórico, o que também elevou sua autoestima.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.