O JOGO COMO TÉCNICA DE ENTREVISTA NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48127 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4260 "inscrito_id" => 9862 "titulo" => "O JOGO COMO TÉCNICA DE ENTREVISTA NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA." "resumo" => "O jogo, ainda hoje, é associado ao entretenimento, diversão e passatempo para a criança; entretanto, a sociedade não tem conhecimento de que este favorece o desenvolvimento humano pleno de áreas cognitivas, sociais e emocionais. Sendo assim, teóricos como Piaget (1972), Wallon (1979) e Vygotsky (1984) descreveram a importância do brincar, não apenas para o desenvolvimento, mas também, do seu uso em intervenções, bem como, nas avaliações psicopedagógicas e psicológicas. Logo, a pesquisa tem o objetivo de evidenciar a utilização do jogo como maneira útil e benéfica, não só para o entretenimento infantil, como também, analisar o modo que a criança se expressa inconscientemente, o que é fundamental durante a avaliação psicopedagógica. Para tanto, participaram, com o consentimento dos responsáveis, 04 crianças nas faixas etárias de 5, 8 e 10 anos. Como instrumento, utilizou-se os jogos “situAÇÃO”, “caixa das emoções”, “mini engenheiro”, “quebra-cabeça”, “LUDO”, “imagem e ação”, “massa de modelar” e o desenho. Foi possível analisar como as crianças reagiam em cada jogo e como transpareciam aquilo que sentiam e/ou pensavam. Ademais, é necessário que o psicopedagogo esteja consciente acerca da relevância dos jogos para a sua prática, tendo em vista as situações prazerosas que eles podem proporcionar a fim de potencializar o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "JOGOS, TÉCNICAS DE ENTREVISTA, AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9862_17092018202607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELINE EVELYN DE LIMA ROCHA " "autor_nome_curto" => "EVELINE" "autor_email" => "evelineppg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48127 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4260 "inscrito_id" => 9862 "titulo" => "O JOGO COMO TÉCNICA DE ENTREVISTA NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA." "resumo" => "O jogo, ainda hoje, é associado ao entretenimento, diversão e passatempo para a criança; entretanto, a sociedade não tem conhecimento de que este favorece o desenvolvimento humano pleno de áreas cognitivas, sociais e emocionais. Sendo assim, teóricos como Piaget (1972), Wallon (1979) e Vygotsky (1984) descreveram a importância do brincar, não apenas para o desenvolvimento, mas também, do seu uso em intervenções, bem como, nas avaliações psicopedagógicas e psicológicas. Logo, a pesquisa tem o objetivo de evidenciar a utilização do jogo como maneira útil e benéfica, não só para o entretenimento infantil, como também, analisar o modo que a criança se expressa inconscientemente, o que é fundamental durante a avaliação psicopedagógica. Para tanto, participaram, com o consentimento dos responsáveis, 04 crianças nas faixas etárias de 5, 8 e 10 anos. Como instrumento, utilizou-se os jogos “situAÇÃO”, “caixa das emoções”, “mini engenheiro”, “quebra-cabeça”, “LUDO”, “imagem e ação”, “massa de modelar” e o desenho. Foi possível analisar como as crianças reagiam em cada jogo e como transpareciam aquilo que sentiam e/ou pensavam. Ademais, é necessário que o psicopedagogo esteja consciente acerca da relevância dos jogos para a sua prática, tendo em vista as situações prazerosas que eles podem proporcionar a fim de potencializar o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "JOGOS, TÉCNICAS DE ENTREVISTA, AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9862_17092018202607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELINE EVELYN DE LIMA ROCHA " "autor_nome_curto" => "EVELINE" "autor_email" => "evelineppg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }