Este trabalho objetiva analisar de que forma estão ocorrendo os processos avaliativos e de ensino e aprendizagem em uma escola estadual do município de Maceió, e como estes processos têm influenciado no trabalho pedagógico do professor (a) e no currículo da escola como um todo. O presente artigo é baseado em um trabalho de conclusão de curso que tem como problemática as avaliações externas. A investigação ocorreu em uma turma do 5º do Ensino Fundamental durante quatro meses no ano de 2017, observação realizada tendo como foco a Prova Brasil e outras avaliações externas como: Provinha Brasil e Prova Alagoas. De acordo com as observações realizadas na escola percebe-se que os processos de avaliação e ensino estão sendo conduzidos tendo em vista a obtenção de resultados como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), fragmentando e aligeirando o currículo, bem como a organização do trabalho pedagógico escolar. A partir desse objetivo da escola de elevar o seu IDEB, a mesma propõe, sistematiza, controla e alinha as práticas educativas que devem ser desenvolvidas pelos professores (as) na sala de aula. Dessa forma, concluímos que os processos educativos pautados nas avaliações externas são fortes instrumentos de controle e padronização do ensino que é ofertado na escola, comprometendo o direito de ensinar e de aprender, direcionando o trabalho educativo para um achatamento do currículo escolar e o rebaixamento da formação dos alunos.