O presente trabalho fundamenta-se no relato de experiência acerca da oficina no Dia da Matemática em uma Escola de Referência em Ensino Médio de Aliança - PE, partindo do preconceito acerca das aulas de matemática ao estilo mecânico, o que muitas vezes é visto como uma trava ao ensino da disciplina, tendo em vista a dificuldade geral dos alunos no que diz respeito à aprendizagem. A proposta trazida aqui é a de romper com a mecanicidade no ensino, tendo em vista sua importância, mas levando em consideração que se adicionarmos o lúdico às aulas, poderemos ter um melhor resultado nos alunos. Neste trabalho, o lúdico é expresso na forma do jogo de RPG que estimula os alunos a pensarem, fazendo com que os mesmos estejam sempre enfrentando situações-problema e construindo seu conhecimento a partir desses mesmos problemas. A base teórica subsidia-se nas concepções de Piaget, Vygotsky e Schmit, que apoiam o uso do lúdico como forma de ensino. Com isto, esse trabalho constitui-se como uma estratégia prática e viável para o ensino de equação do 1º grau com estudantes de turmas mescladas do ensino médio, utilizando o RPG como recurso.