A pesquisa científica, quando integrada ao ensino, torna-se um grande elemento potencial para subsidiar a aquisição de competências estudos conceituais. Assim, fundamentando os elementos didáticos, no percurso do ensino-aprendizagem. Como forma de promover o interesse e a motivação de estudantes pela compreensão dos conhecimentos de zoologia incluindo ambientes costeiro e marinho, numa perspectiva interdisciplinar, enfoques sobre trabalhos com enfoque na diversidade biológica vêm sendo realizados por nosso grupo. O objetivo do presente estudo é analisar e sintetizar uma amostra desses trabalhos, para que os conteúdos de pesquisa neles contidos sejam utilizados para o enriquecimento de temas ministrados na disciplina de Zoologia. Essas produções envolveram estudantes em nível de graduação de pós graduação cujos conteúdos de pesquisa foram utilizados para enriquecer temas de estudos ministrados na disciplina de Zoologia. Os trabalhos levantados e comentados constituíram uma forma de explicitar informações relacionadas ao meio ambiente e sua consequente aplicabilidade em sala de aula demonstrando a existência de um retorno daquilo que foi construído enquanto pesquisa e que ganha um sentido prático em termos de produção científica para contextualizar os conteúdos de ensino.