Em busca de unir teoria e prática fugindo da maneira tradicional de ensino, atualmente os professores de ciências tem buscado elaborar aulas mais atraentes, com o propósito de alcançar resultados positivos e apresentar aos estudantes como o assunto abordado em sala de aula pode interferir diretamente na qualidade de vida de cada um deles. Desta maneira, os professores graduados em ciências tem buscado realizar a construção de projetos sustentáveis, como método de ensino relacionado á educação ambiental. O trabalho aqui presente foi vivenciado na cidade de Carpina, localizada a 57 km da capital Recife –PE. Na Escola Municipal Pio X, envolvendo os alunos do 6° ano do ensino fundamental. O objetivo do trabalho é evidenciar a importância da elaboração desde projetos como método pratico do ensino das ciências naturais. A educação ambiental abordado nas series inicias relata a forma correta de descarte de materiais recicláveis e evidencia a importância de sua reutilização e de como o individuo pode colaborara para tal pratica de cidadania. Como didática para o ensino do assunto, o projeto deve a construção de uma horta vertical, onde foram utilizados materiais reutilizáveis como cano PVC encontrados em restos de obras e garrafas Pets. Na mini- horta foi plantada alguns tipos de hortaliças. O resultado apresentado na elaboração do projeto foi extremamente positivo. Os alunos demonstraram grande interesse na prática e no tema abordado. Tendo em vista assim a importância da junção entre teoria e prática para o ensino de ciências naturais.