As aulas de Educação Física para o ensino de Jovens e Adultos – EJA é vista como um grande desafio. Apesar de ser componente curricular obrigatório, a disciplina enfrenta várias dificuldades no entendimento de sua importância pelos alunos no processo ensino-aprendizagem. O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é um direito adquirido por lei às pessoas com todas as idades (a partir dos 15 anos), sendo uma oportunidade de pessoas fora da faixa etária do ensino regular desenvolver seus potenciais coletivos e individuas, sendo refletido dentro e fora da sala de aula. Levando em conta a extrema necessidade de compreender a atuação do profissional de educação física na Educação de Jovens e Adultos, o presente artigo busca responder a seguinte problemática: Quais são as principais possibilidades e desafios na atuação dos profissionais de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos? Assim sendo, o objetivo geral do presente artigo é analisar as principais possibilidades e desafios na atuação dos profissionais de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Acompanhando o objetivo geral, o artigo apresenta os seguintes objetivos específicos: Identificar as principais possibilidades para a atuação do profissional de educação física na Educação de Jovens e Adultos; Apontar os principais desafios enfrentados pelos profissionais de educação física na atuação na EJA; Analisar os benefícios da atuação do profissional de educação física no EJA. A metodologia utilizada no presente estudo foi de revisão bibliográfica, com enfoques nos seguintes temas: A profissão do educador físico; A atuação do educador físico no EJA; A importância da Educação Física no EJA e os benefícios oferecidos à comunidade. Dentre os resultados obtidos que a Educação Física inserida nesse quadro complexo que é a EJA, ocupa um lugar flutuante, embora formalmente presente que se materializa de muitas formas, em geral assumindo um caráter de atividade ou conjunto de atividades e não de componente curricular.