Como educadores que devem promover o uso da estatística em sala de aula, é fundamental vivenciarmos esse universo, por isso o presente estudo emergiu da necessidade de discentes compreenderem o ciclo estatístico. A partir disso levantou-se a problemática que intitula o artigo e os objetivos dessa pesquisa que busca analisar se os estudantes do 6°ano e 9°ano gostam da disciplina de matemática e identificar os possíveis fatores que interferem nesse gosto pela referida disciplina. Para tanto, foram aplicados questionários para uma turma do 6°ano e 9°ano de uma instituição privada e de uma instituição pública da cidade do Recife-PE, contabilizando no total noventa e seis (96) estudantes. Sendo uma pesquisa de campo com natureza qualitativa, o questionário aplicado contempla as variáveis: série/ano, rede de ensino, gênero, desempenho escolar e a preferência da disciplina de matemática. A análise dos dados coletados começou a partir da comparação entre as hipóteses pré-elaboradas e as respostas dadas nos questionários. Os resultados sugerem que ao analisar o gosto dos estudantes do 6°ano e 9°ano percebe-se que, no geral, gostam da disciplina de matemática e que esse gostar pode variar de acordo com série/ano, rede de ensino, gênero, desempenho escolar. Além disso, a identificação, o conteúdo e as dificuldades foram citados pelos estudantes como razões desse gostar.