Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA, QUEM GOSTA? A VISÃO ACERCA DESTA MATÉRIA PELOS EDUCANDOS DO 6º E 9º ANO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, GOSTO PELA MATEMÁTICA, MOTIVAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47823
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1047
    "inscrito_id" => 2976
    "titulo" => "MATEMÁTICA, QUEM GOSTA? A VISÃO ACERCA DESTA MATÉRIA PELOS EDUCANDOS DO 6º E 9º ANO"
    "resumo" => "Como educadores que devem promover o uso da estatística em sala de aula, é fundamental vivenciarmos esse universo, por isso o presente estudo emergiu da necessidade de discentes compreenderem o ciclo estatístico. A partir disso levantou-se a problemática que intitula o artigo e os objetivos dessa pesquisa que busca analisar se os estudantes do 6°ano e 9°ano gostam da disciplina de matemática e identificar os possíveis fatores que interferem nesse gosto pela referida disciplina. Para tanto, foram aplicados questionários para uma turma do 6°ano e 9°ano de uma instituição privada e de uma instituição pública da cidade do Recife-PE, contabilizando no total noventa e seis (96) estudantes. Sendo uma pesquisa de campo com natureza qualitativa, o questionário aplicado contempla as variáveis: série/ano, rede de ensino, gênero, desempenho escolar e a preferência da disciplina de matemática. A análise dos dados coletados começou a partir da comparação entre as hipóteses pré-elaboradas e as respostas dadas nos questionários. Os resultados sugerem que ao analisar o gosto dos estudantes do 6°ano e 9°ano percebe-se que, no geral, gostam da disciplina de matemática e que esse gostar pode variar de acordo com série/ano, rede de ensino, gênero, desempenho escolar. Além disso, a identificação, o conteúdo e as dificuldades foram citados pelos estudantes como razões desse gostar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, GOSTO PELA MATEMÁTICA, MOTIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID2976_30082018093823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN JUSTINO"
    "autor_email" => "hellen-cristina-15@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47823
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1047
    "inscrito_id" => 2976
    "titulo" => "MATEMÁTICA, QUEM GOSTA? A VISÃO ACERCA DESTA MATÉRIA PELOS EDUCANDOS DO 6º E 9º ANO"
    "resumo" => "Como educadores que devem promover o uso da estatística em sala de aula, é fundamental vivenciarmos esse universo, por isso o presente estudo emergiu da necessidade de discentes compreenderem o ciclo estatístico. A partir disso levantou-se a problemática que intitula o artigo e os objetivos dessa pesquisa que busca analisar se os estudantes do 6°ano e 9°ano gostam da disciplina de matemática e identificar os possíveis fatores que interferem nesse gosto pela referida disciplina. Para tanto, foram aplicados questionários para uma turma do 6°ano e 9°ano de uma instituição privada e de uma instituição pública da cidade do Recife-PE, contabilizando no total noventa e seis (96) estudantes. Sendo uma pesquisa de campo com natureza qualitativa, o questionário aplicado contempla as variáveis: série/ano, rede de ensino, gênero, desempenho escolar e a preferência da disciplina de matemática. A análise dos dados coletados começou a partir da comparação entre as hipóteses pré-elaboradas e as respostas dadas nos questionários. Os resultados sugerem que ao analisar o gosto dos estudantes do 6°ano e 9°ano percebe-se que, no geral, gostam da disciplina de matemática e que esse gostar pode variar de acordo com série/ano, rede de ensino, gênero, desempenho escolar. Além disso, a identificação, o conteúdo e as dificuldades foram citados pelos estudantes como razões desse gostar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, GOSTO PELA MATEMÁTICA, MOTIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID2976_30082018093823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN JUSTINO"
    "autor_email" => "hellen-cristina-15@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Como educadores que devem promover o uso da estatística em sala de aula, é fundamental vivenciarmos esse universo, por isso o presente estudo emergiu da necessidade de discentes compreenderem o ciclo estatístico. A partir disso levantou-se a problemática que intitula o artigo e os objetivos dessa pesquisa que busca analisar se os estudantes do 6°ano e 9°ano gostam da disciplina de matemática e identificar os possíveis fatores que interferem nesse gosto pela referida disciplina. Para tanto, foram aplicados questionários para uma turma do 6°ano e 9°ano de uma instituição privada e de uma instituição pública da cidade do Recife-PE, contabilizando no total noventa e seis (96) estudantes. Sendo uma pesquisa de campo com natureza qualitativa, o questionário aplicado contempla as variáveis: série/ano, rede de ensino, gênero, desempenho escolar e a preferência da disciplina de matemática. A análise dos dados coletados começou a partir da comparação entre as hipóteses pré-elaboradas e as respostas dadas nos questionários. Os resultados sugerem que ao analisar o gosto dos estudantes do 6°ano e 9°ano percebe-se que, no geral, gostam da disciplina de matemática e que esse gostar pode variar de acordo com série/ano, rede de ensino, gênero, desempenho escolar. Além disso, a identificação, o conteúdo e as dificuldades foram citados pelos estudantes como razões desse gostar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.