Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GUARANI E MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS: AS DIFERENTES FACES DO HERÓI ROMÂNTICO BRASILEIRO

Palavra-chaves: O GUARANI, ANTI-HERÓI, ROMANTISMO BRASILEIRO, MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS Pôster (PO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Romantismo é uma escola literária que surge na Alemanha, num movimento chamado Sturm und Drang (tempestade e ímpeto), no século XIX. Esse movimento se baseia na emoção exacerbada e se opõe ao equilíbrio artificial do arcadismo. Da Alemanha, o movimento se espalha pela Inglaterra e França, alcançando toda a Europa. No Brasil o Romantismo inicia-se no ano de 1836, tendo como marco inicial a obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. Com base em pesquisas bibliográficas o presente trabalho tem como finalidade fazer uma comparação apontando as diferenças extenuantes no posicionamento dos heróis representados nas obras O guarani de José de Alencar, um romance indianista que busca retratar o índio como herói brasileiro, e Memórias de um sargento de milícias um romance urbano, passado no Rio de Janeiro, que descreve os tipos humanos encontrados naquela sociedade. Assim, este trabalho mostra-se relevante por fazer um estudo dos diferentes tipos de heróis encontrados nas obras românticas brasileiras. A importância de O Guarani está relacionada à expressão do nacionalismo romântico e à consolidação da figura do herói tipicamente brasileiro, reunindo todas as qualidades do cavaleiro medieval e apresentando a originalidade da ligação com a terra selvagem brasileira. (MARCÍLIO, 2007). Para Marcílio (2007) o romance de Manuel Antônio de Almeida promove uma inversão do romantismo convencional. O humor, timidamente presente em outras obras românticas, ocupa o centro, em Memórias de um sargento de milícias, e funciona como eixo condutor da sucessão de aventuras em que se mete o protagonista. O próprio protagonista se apresenta como uma versão carnavalizada do herói romântico. Sua origem é cômica, uma vez que é descrito como “filho de uma pisadela e de um beliscão”.

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