A inserção de alunos do ensino superior em atividades de monitoria de disciplinas, é uma prática comumente adotada em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas. Por ser um tipo de projeto pedagógico que envolve os discentes, visando um aperfeiçoamento profissional. Os programas de monitoria são amparados pela legislação brasileira, através da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968. Sabendo da importância desse tipo de programa, buscou-se avaliar a relevância desse programa para os alunos monitores dos laboratórios de Química Experimental do IFMA – Campus Zé Doca, discentes do curso de Licenciatura em Química, e a percepção dos deles e a influência do programa na permanência do curso e rendimento acadêmico. Adotou-se como base a pesquisa do tipo exploratória, de abordagem quantitativa. Aplicou-se questionários contendo 7 perguntas objetivas, aos 8 monitores dos laboratórios de Química do IFMA – Campus Zé Doca. Os entrevistados entendem a importância do monitor durante as aulas, sabendo que a contribuição no esclarecimento dos demais colegas é de suma importância. A maior parte dos questionados diz que o interesse pelo curso após ingressar no programa aumentou, o que é bastante satisfatório por se tratar de um curso de licenciatura. O equivalente a 62% de entrevistados relatou aumento no desempenho acadêmico após ingressar no programa, o que é quase natural, uma vez que o monitor deve estudar bastante para poder tirar auxiliar aos colegas. O exercício da monitoria contribui de forma significativa na formação desses discentes, agregando experiências educacionais à bagagem desses futuros professores de Química.