Este estudo objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica de alguns aspectos estudados em relação ao ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, buscou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, por se tratar de uma discussão teórico-metodológica com base tanto em leituras de pesquisas já realizadas no campo do conhecimento da alfabetização e do letramento matemático quanto de consulta aos documentos oficiais em circulação brasileira como a BNCC/2018. Tem-se como principal documento, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação – CNE em dezembro de 2017, que começa a circular nas escolas de Educação Básica e Ensino Fundamental a partir de 2018 e deve ser implementada, no âmbito dos estados e municípios brasileiros de todo o país ainda neste ano. Contudo, sabe-se ainda muito pouco sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais do Fundamental e a sua relação, entre argumentação aprendizagem, que requer a prática de alfabetização para o letramento matemático na BNCC. Daí a necessidade de estudos e discussões sobre o conteúdo da BNCC, bem como dos novos desafios que será enfrentado mediante as mudanças que a mesma propõe. Conclui-se com este estudo que a BNCC vem assumindo uma nova identidade no âmbito educacional, ao tentar conquistar seu espaço pedagógico, de objetivos de aprendizagem em matemática, a qual procura privilegiar metodologias adequadas em relação às unidades temáticas, os objetos de conhecimentos e as habilidades matemáticas. Resta-os saber se o professor das escolas brasileiras tem se apropriado do letramento matemático que a BNCC assegura ao educando.