A provocação de desenvolver este estudo partiu da tentativa de contribuir com o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico das escolas parceiras no Projeto macro intitulado Projeto Político Pedagógico de Escolas Comunitárias: contribuições para o processo de construção, oriundo do Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão, com propósito de garantir a efetividade de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade para a formação de cidadãos participativos e críticos, e ainda para o desenvolvimento da educação, a partir de um planejamento eficiente e democrático. A proposta tem como princípio metodológico a realização de atividades o mais próximo possível da realidade nas quais as escolas comunitárias estão inseridas. Os profissionais responsáveis pelo processo educativo precisam refletir sobre a efetividade da prática pedagógica e compreender que o sistema de ensino, além de conduzir conhecimentos científicos, é também responsável pela formação cidadã. Pensar o Projeto Político Pedagógico de uma escola é enfrentar o desafio da transformação por meio de um trabalho coletivo e permanente.