Este artigo intitulado “Educação e Cultura: as ressonâncias (re) produzidas pela pelas mídias na cultura ribeirinha” tem como objetivo, além de desmistificar a concepção de que a educação ocorre unicamente dentro do espaço escolar, refletir sobre a educação do campo com especificidade a educação ribeirinha, haja vista que a educação acontece em diversos espaços e a influência da mídia na cultura dos sujeitos do campo. É pertinente advertir que, de uma forma ou de outra, todo ser humano é atuante de um ato educativo que independe de tempo e espaço para acontecer. A metodologia dar-se pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, instrumentalizados pela observação e entrevista-semiestruturadas, fundamentados em autores que discutem a temática em questão. Os resultados obtidos com a pesquisa nos apresentam que a mídia enquanto formadora de opinião acaba por influenciar de fato na cultura ribeirinha, onde é perceptiva a mudança no comportamento, costume, vestimenta, instrumentos tecnológicos, a busca por conhecimento e mudanças na linguagem. Conclui-se que analisando os impactos que as novas tecnologias vêm causando na sociedade, há evidências que a mídia é imprescindível aos rumos educacionais oferecendo valiosas perspectivas para atingir o conhecimento satisfatório, mediações, conflitos, em que se insere esse estudo como pretensa contribuição ao desenvolvimento da educação cultural de desenvolvimento da população ribeirinha.