Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E CULTURA: AS RESSONÂNCIAS (RE) PRODUZIDAS PELA PELAS MÍDIAS NA CULTURA RIBEIRINHA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO RIBEIRINHA, MÍDIA, CULTURA Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47088
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4407
    "inscrito_id" => 10425
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA: AS RESSONÂNCIAS (RE) PRODUZIDAS PELA PELAS MÍDIAS NA CULTURA RIBEIRINHA"
    "resumo" => "Este artigo intitulado “Educação e Cultura: as ressonâncias (re) produzidas pela pelas mídias na cultura ribeirinha” tem como objetivo, além de desmistificar a concepção de que a educação ocorre unicamente dentro do espaço escolar, refletir sobre a educação do campo com especificidade a educação ribeirinha, haja vista que a educação acontece em diversos espaços e a influência da mídia na cultura dos sujeitos do campo. É pertinente advertir que, de uma forma ou de outra, todo ser humano é atuante de um ato educativo que independe de tempo e espaço para acontecer. A metodologia dar-se pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, instrumentalizados pela observação e entrevista-semiestruturadas, fundamentados em autores que discutem a temática em questão. Os resultados obtidos com a pesquisa nos apresentam que a mídia enquanto formadora de opinião acaba por influenciar de fato na cultura ribeirinha, onde é perceptiva a mudança no comportamento, costume, vestimenta, instrumentos tecnológicos, a busca por conhecimento e mudanças na linguagem. Conclui-se que analisando os impactos que as novas tecnologias vêm causando na sociedade, há evidências que a mídia é imprescindível aos rumos educacionais oferecendo valiosas perspectivas para atingir o conhecimento satisfatório, mediações, conflitos, em que se insere esse estudo como pretensa contribuição ao desenvolvimento da educação cultural de desenvolvimento da população ribeirinha."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO RIBEIRINHA, MÍDIA, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10425_17092018220712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELMO VIANA WANZELER"
    "autor_nome_curto" => "ADELMO WANZ"
    "autor_email" => "adelmowanz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CUNTINS/CAMETÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47088
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4407
    "inscrito_id" => 10425
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA: AS RESSONÂNCIAS (RE) PRODUZIDAS PELA PELAS MÍDIAS NA CULTURA RIBEIRINHA"
    "resumo" => "Este artigo intitulado “Educação e Cultura: as ressonâncias (re) produzidas pela pelas mídias na cultura ribeirinha” tem como objetivo, além de desmistificar a concepção de que a educação ocorre unicamente dentro do espaço escolar, refletir sobre a educação do campo com especificidade a educação ribeirinha, haja vista que a educação acontece em diversos espaços e a influência da mídia na cultura dos sujeitos do campo. É pertinente advertir que, de uma forma ou de outra, todo ser humano é atuante de um ato educativo que independe de tempo e espaço para acontecer. A metodologia dar-se pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, instrumentalizados pela observação e entrevista-semiestruturadas, fundamentados em autores que discutem a temática em questão. Os resultados obtidos com a pesquisa nos apresentam que a mídia enquanto formadora de opinião acaba por influenciar de fato na cultura ribeirinha, onde é perceptiva a mudança no comportamento, costume, vestimenta, instrumentos tecnológicos, a busca por conhecimento e mudanças na linguagem. Conclui-se que analisando os impactos que as novas tecnologias vêm causando na sociedade, há evidências que a mídia é imprescindível aos rumos educacionais oferecendo valiosas perspectivas para atingir o conhecimento satisfatório, mediações, conflitos, em que se insere esse estudo como pretensa contribuição ao desenvolvimento da educação cultural de desenvolvimento da população ribeirinha."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO RIBEIRINHA, MÍDIA, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10425_17092018220712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELMO VIANA WANZELER"
    "autor_nome_curto" => "ADELMO WANZ"
    "autor_email" => "adelmowanz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CUNTINS/CAMETÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo intitulado “Educação e Cultura: as ressonâncias (re) produzidas pela pelas mídias na cultura ribeirinha” tem como objetivo, além de desmistificar a concepção de que a educação ocorre unicamente dentro do espaço escolar, refletir sobre a educação do campo com especificidade a educação ribeirinha, haja vista que a educação acontece em diversos espaços e a influência da mídia na cultura dos sujeitos do campo. É pertinente advertir que, de uma forma ou de outra, todo ser humano é atuante de um ato educativo que independe de tempo e espaço para acontecer. A metodologia dar-se pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, instrumentalizados pela observação e entrevista-semiestruturadas, fundamentados em autores que discutem a temática em questão. Os resultados obtidos com a pesquisa nos apresentam que a mídia enquanto formadora de opinião acaba por influenciar de fato na cultura ribeirinha, onde é perceptiva a mudança no comportamento, costume, vestimenta, instrumentos tecnológicos, a busca por conhecimento e mudanças na linguagem. Conclui-se que analisando os impactos que as novas tecnologias vêm causando na sociedade, há evidências que a mídia é imprescindível aos rumos educacionais oferecendo valiosas perspectivas para atingir o conhecimento satisfatório, mediações, conflitos, em que se insere esse estudo como pretensa contribuição ao desenvolvimento da educação cultural de desenvolvimento da população ribeirinha.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.