O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a Educação em Tempo Integral , focando o
Programa Novo Mais Educação ( PNME), o qual se trata de um programa federal com parceria com as
secretarias de educação distrital, Municipais e Estaduais, entre as metas do Programa destaca-se a
ampliação do letramento escolar e a melhoria de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática, contribuindo para diminuição da evasão e reprovação escolar , bem como,
maior qualidade educacional com a ampliação da jornada escolar . Apresenta-se como uma pesquisa
qualitativa envolvendo levantamento bibliográfico e estudo de caso, tendo como referência a
investigação da aplicabilidade do Programa na Escola Guiomar Lyra, na cidade de Caruaru-PE. Tendo
como objetivo principal: Refletir sobre a implementação do programa novo mais educação com o
intuito de promover uma educação de tempo integral, observando sua contribuição para o processo de
ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa e em Matemática. Foi realizado primeiro um estudo
sobre as metas do PNME, em seguida foi realizada uma pesquisa de campo, sendo entrevistados o
articulador do programa na escola, o acompanhante pedagógico em Língua Portuguesa e quatro
professores da turma regular. Diante dos dados coletados foi possível detectar a importância do PNME
como Política Pública Educacional, bem como, suas fragilidades, uma vez que falta condições físicas,
engajamento articulador entre família e escola, professor e acompanhante pedagógico.