O presente trabalho tem como objetivo analisar o gestor escolar e a afetividade, nas turmas do ensino fundamental I, como também apontar o diálogo como instrumento para o desenvolvimento da relação afetiva e observar a influência do afeto sobre a aprendizagem da leitura e escrita. Busca-se, portanto, observar o papel do gestor no processo da afetividade nas relações pedagógicas, verificando a importância do olhar destinado ao indivíduo e não somente a todos integrantes do segmento escolar para o alcance de bons resultados durante o processo de ensino e aprendizagem. Compreende-se que a escola deve ser um lugar feliz, que, devido a esse processo afetivo, as pessoas deveriam se pautar pelo sentimento de confiança com os outros no convívio escolar. Assim, a liberdade de comunicação e afetividade, vivenciada neste lugar, quebraria as barreiras existentes no desenvolvimento do trabalho. Dessa maneira, a afetividade pode ser cultivada pelo gestor na relação dele com as turmas do ensino fundamental I tendo assim uma influência positiva no processo ensino/aprendizagem. Portanto, o nosso trabalho terá a seguinte pergunta que vai nortear a discussão ao decorrer dele: até que ponto o papel do gestor pode influenciar na afetividade nas turmas do ensino fundamental I?