Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES
 E RESIDENTES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados referentes à parceria entre a escola pública envolvidas no Programa Residência Pedagógica e os cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário CESMAC em Maceió-AL, mais especificamente na fase da construção de projeto relacionado à formação dos preceptores. Entre os objetivos desse projeto está o de incentivar parcerias entre escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e, ao mesmo tempo, poderem vivenciar a própria formação continuada em serviço, ao refletirem sua prática junto com os graduandos e participando dos fóruns interativos junto ao Núcleo de Estudos e Formação de Professores do CESMAC. A elaboração do Projeto teve início em maio de 2018 e nesse momento, preceptores e residentes encontram-se em formação. Ensinar e formar profissionais da Educação na perspectiva da interdisciplinaridade não é tarefa fácil, mesmo porque essa prática exige que os profissionais tenham uma visão de homem como ser de relações e serem capazes de compartilhar seus saberes e “não saberes” e também suas angústias. Como referencial teórico, utilizamos FAZENDA (2001;2012); PIPER (1989); MACHADO (2010; 2015; 2016) e outros. Trabalhar coletivamente, desde o início da elaboração de um projeto na perspectiva de vivenciar e experimentar a prática interdisciplinar já se configura numa formação contextualizada e com significado para todos os envolvidos.

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