A presente pesquisa dedica-se à temática dos jogos cooperativos como conteúdo de suporte para a disciplina de Artes Visuais, com o objetivo de construir significativo vínculo afetivo e socializador. Para tanto se propõe a seguinte questão: De que maneira os jogos cooperativos podem estimular o fazer artístico nos alunos do 2º ano do Ensino Médio? A fim de responder essa questão, são perseguidos os seguintes objetivos específicos: observar o processo de criação individual e coletivo dos estudantes do segundo ano do ensino médio da disciplina de Artes; proporcionar atividades que incentivam a reflexão sobre a cooperação e a produção artística; analisar a contribuição dos jogos cooperativos para os alunos durante as suas produções coletivas; elaborar um caderno pedagógico voltado para os professores do Ensino Médio contendo cinco jogos cooperativos que incentivam as produções artísticas coletivas nas aulas de artes visuais. As práticas artísticas permitem que o aluno vivencie, explore e experimente diversas formas de expressão. Compreendendo que alguns alunos apresentam dificuldades durante a produção individual dos trabalhos artísticos, acredito que os jogos cooperativos podem proporcionar um ambiente mais agradável, confortável, seguro e divertido. Com o intuito de diminuir a quantidade de alunos desmotivados ao longo de suas produções artísticas, este estudo se justifica por proporcionar aos educandos um fazer mais descontraído nas aulas de artes, possibilitando a existência de estudantes mais participantes, pensantes, atuantes e interativos. O estudo parte do paradigma construtivista social e das seguintes premissas teóricas: Os jogos cooperativos possibilitam a harmonização das diferenças (BROTTO,2001); os jogos cooperativos devem ser desenvolvidos em todo o universo escolar (SOLLER,2003); grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade. (BARBOSA, Ana Mae); a ideia por trás dos Jogos Cooperativos é estimular o despertar de múltiplas possibilidades e aperfeiçoar o exercício da escolha pessoal, com responsabilidade grupal. (BROTTO). Acredita-se que a cooperação nos jogos possibilita um menor desconforto entre os estudantes durante a construção coletiva dos trabalhos artísticos.