Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA FALANTES DA LÍNGUA: ENTRE OS DESAFIOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: ENSINO, DESAFIO, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48026
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3057
    "inscrito_id" => 5638
    "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA FALANTES DA LÍNGUA: ENTRE OS DESAFIOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre os desafios vivenciados pelos professores de Língua Portuguesa em sua prática pedagógica, tendo por base as considerações os professores de Língua Portuguesa da escola de Ensino Médio Professora Eunice Maria de Sousa em Palestina/Mauriti – Ceará/Brasil, segundo as considerações desses professores e a bibliografia existente sobre o ensino da Língua Portuguesa no Brasil, língua materna do país. Optou-se ainda pela pesquisa de campo com metodologia de cunho quantitativo e tipo descritivo por acreditar se obter maior consistência para o estudo, visto que este fez parte de uma pesquisa para a construção da dissertação do curso de Mestrado. Apresenta-se do decorrer deste uma abordagem inicial sobre o estudo, um breve histórico da Língua Portuguesa no Brasil, assim como uma explanação dessa Língua como disciplina escolar no país, enfocando os desafios vivenciados pelos principais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: professor e aluno, enfocando o processo pelo qual se chegou ao resultado do estudo e as considerações finais, declarando-se em linhas gerais que os desafios do ensino da Língua Portuguesa se fundamentam na falta de habilidade de leitura e escrita, seguida da desmotivação, o que compromete o ensino dessa área do conhecimento, como também das demais áreas; o que implica em menos formação e participação ativa na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO, DESAFIO, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5638_10092018224152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA DAS CHAGAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "ana.c.s.palestina@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48026
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3057
    "inscrito_id" => 5638
    "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA FALANTES DA LÍNGUA: ENTRE OS DESAFIOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre os desafios vivenciados pelos professores de Língua Portuguesa em sua prática pedagógica, tendo por base as considerações os professores de Língua Portuguesa da escola de Ensino Médio Professora Eunice Maria de Sousa em Palestina/Mauriti – Ceará/Brasil, segundo as considerações desses professores e a bibliografia existente sobre o ensino da Língua Portuguesa no Brasil, língua materna do país. Optou-se ainda pela pesquisa de campo com metodologia de cunho quantitativo e tipo descritivo por acreditar se obter maior consistência para o estudo, visto que este fez parte de uma pesquisa para a construção da dissertação do curso de Mestrado. Apresenta-se do decorrer deste uma abordagem inicial sobre o estudo, um breve histórico da Língua Portuguesa no Brasil, assim como uma explanação dessa Língua como disciplina escolar no país, enfocando os desafios vivenciados pelos principais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: professor e aluno, enfocando o processo pelo qual se chegou ao resultado do estudo e as considerações finais, declarando-se em linhas gerais que os desafios do ensino da Língua Portuguesa se fundamentam na falta de habilidade de leitura e escrita, seguida da desmotivação, o que compromete o ensino dessa área do conhecimento, como também das demais áreas; o que implica em menos formação e participação ativa na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO, DESAFIO, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5638_10092018224152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA DAS CHAGAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "ana.c.s.palestina@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre os desafios vivenciados pelos professores de Língua Portuguesa em sua prática pedagógica, tendo por base as considerações os professores de Língua Portuguesa da escola de Ensino Médio Professora Eunice Maria de Sousa em Palestina/Mauriti – Ceará/Brasil, segundo as considerações desses professores e a bibliografia existente sobre o ensino da Língua Portuguesa no Brasil, língua materna do país. Optou-se ainda pela pesquisa de campo com metodologia de cunho quantitativo e tipo descritivo por acreditar se obter maior consistência para o estudo, visto que este fez parte de uma pesquisa para a construção da dissertação do curso de Mestrado. Apresenta-se do decorrer deste uma abordagem inicial sobre o estudo, um breve histórico da Língua Portuguesa no Brasil, assim como uma explanação dessa Língua como disciplina escolar no país, enfocando os desafios vivenciados pelos principais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: professor e aluno, enfocando o processo pelo qual se chegou ao resultado do estudo e as considerações finais, declarando-se em linhas gerais que os desafios do ensino da Língua Portuguesa se fundamentam na falta de habilidade de leitura e escrita, seguida da desmotivação, o que compromete o ensino dessa área do conhecimento, como também das demais áreas; o que implica em menos formação e participação ativa na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.