LETRAMENTO DIGITAL: UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47746 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3316 "inscrito_id" => 3199 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER" "resumo" => "Este trabalho visa o letramento num espaço digital, isto é, o uso das práticas de letramento no ambiente tecnológico. Abordar questões que envolvam o uso das novas tecnologias no âmbito educacional é trazer à tona os desafios que as instituições escolares vêm enfrentando diante dos avanços da comunicação e informação no meio social. Pretendemos, pois, estabelecer o espaço digital como um universo no qual o letramento é constituído a partir do uso de elementos resultantes da tecnologia como também da aplicação do uso destes elementos, ou seja, as práticas de leitura e escrita passam a caracterizar uma adaptação no contexto digital. Os indivíduos sociais ao serem introduzidos no espaço tecnológico, exercitam as suas habilidades de ler e escrever diante da tela digital, ampliam a visão comunicativa e passam a interagir com o meio em que estão inseridos digitalmente. A pesquisa é de viés qualitativo e de caráter descritivo-interpretativo, requisitamos como corpus de análise exemplos que as novas tecnologias ofertam, a fim de esclarecer a abordagem temática sobre o letramento digital e possibilitar possíveis propostas de usos no espaço escolar. O espaço digital tende a oferecer letramentos diversos. A partir disto, defendemos a aplicação de recursos tecnológicos, que visem o aprimoramento da prática pedagógica dos docentes, para uma melhor exploração das múltiplas formas de produzir conhecimentos, por meio de uma linguagem que aproxime o ensino das tecnologias atuais com a cultura do alunado. Assim, estabelecemos que o letramento digital oportuniza uma conciliação com o ensino-aprendizagem dos indivíduos, num avanço social e tecnológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID3199_12092018231301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL FERNANDES" "autor_email" => "gabrisfernandes13@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47746 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3316 "inscrito_id" => 3199 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER" "resumo" => "Este trabalho visa o letramento num espaço digital, isto é, o uso das práticas de letramento no ambiente tecnológico. Abordar questões que envolvam o uso das novas tecnologias no âmbito educacional é trazer à tona os desafios que as instituições escolares vêm enfrentando diante dos avanços da comunicação e informação no meio social. Pretendemos, pois, estabelecer o espaço digital como um universo no qual o letramento é constituído a partir do uso de elementos resultantes da tecnologia como também da aplicação do uso destes elementos, ou seja, as práticas de leitura e escrita passam a caracterizar uma adaptação no contexto digital. Os indivíduos sociais ao serem introduzidos no espaço tecnológico, exercitam as suas habilidades de ler e escrever diante da tela digital, ampliam a visão comunicativa e passam a interagir com o meio em que estão inseridos digitalmente. A pesquisa é de viés qualitativo e de caráter descritivo-interpretativo, requisitamos como corpus de análise exemplos que as novas tecnologias ofertam, a fim de esclarecer a abordagem temática sobre o letramento digital e possibilitar possíveis propostas de usos no espaço escolar. O espaço digital tende a oferecer letramentos diversos. A partir disto, defendemos a aplicação de recursos tecnológicos, que visem o aprimoramento da prática pedagógica dos docentes, para uma melhor exploração das múltiplas formas de produzir conhecimentos, por meio de uma linguagem que aproxime o ensino das tecnologias atuais com a cultura do alunado. Assim, estabelecemos que o letramento digital oportuniza uma conciliação com o ensino-aprendizagem dos indivíduos, num avanço social e tecnológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID3199_12092018231301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL FERNANDES" "autor_email" => "gabrisfernandes13@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }