Este trabalho visa o letramento num espaço digital, isto é, o uso das práticas de letramento no ambiente tecnológico. Abordar questões que envolvam o uso das novas tecnologias no âmbito educacional é trazer à tona os desafios que as instituições escolares vêm enfrentando diante dos avanços da comunicação e informação no meio social. Pretendemos, pois, estabelecer o espaço digital como um universo no qual o letramento é constituído a partir do uso de elementos resultantes da tecnologia como também da aplicação do uso destes elementos, ou seja, as práticas de leitura e escrita passam a caracterizar uma adaptação no contexto digital. Os indivíduos sociais ao serem introduzidos no espaço tecnológico, exercitam as suas habilidades de ler e escrever diante da tela digital, ampliam a visão comunicativa e passam a interagir com o meio em que estão inseridos digitalmente. A pesquisa é de viés qualitativo e de caráter descritivo-interpretativo, requisitamos como corpus de análise exemplos que as novas tecnologias ofertam, a fim de esclarecer a abordagem temática sobre o letramento digital e possibilitar possíveis propostas de usos no espaço escolar. O espaço digital tende a oferecer letramentos diversos. A partir disto, defendemos a aplicação de recursos tecnológicos, que visem o aprimoramento da prática pedagógica dos docentes, para uma melhor exploração das múltiplas formas de produzir conhecimentos, por meio de uma linguagem que aproxime o ensino das tecnologias atuais com a cultura do alunado. Assim, estabelecemos que o letramento digital oportuniza uma conciliação com o ensino-aprendizagem dos indivíduos, num avanço social e tecnológico.