Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL: UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER

Palavra-chaves: NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47746
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3316
    "inscrito_id" => 3199
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER"
    "resumo" => "Este trabalho visa o letramento num espaço digital, isto é, o uso das práticas de letramento no ambiente tecnológico. Abordar questões que envolvam o uso das novas tecnologias no âmbito educacional é trazer à tona os desafios que as instituições escolares vêm enfrentando diante dos avanços da comunicação e informação no meio social. Pretendemos, pois, estabelecer o espaço digital como um universo no qual o letramento é constituído a partir do uso de elementos resultantes da tecnologia como também da aplicação do uso destes elementos, ou seja, as práticas de leitura e escrita passam a caracterizar uma adaptação no contexto digital. Os indivíduos sociais ao serem introduzidos no espaço tecnológico, exercitam as suas habilidades de ler e escrever diante da tela digital, ampliam a visão comunicativa e passam a interagir com o meio em que estão inseridos digitalmente. A pesquisa é de viés qualitativo e de caráter descritivo-interpretativo, requisitamos como corpus de análise exemplos que as novas tecnologias ofertam, a fim de esclarecer a abordagem temática sobre o letramento digital e possibilitar possíveis propostas de usos no espaço escolar. O espaço digital tende a oferecer letramentos diversos. A partir disto, defendemos a aplicação de recursos tecnológicos, que visem o aprimoramento da prática pedagógica dos docentes, para uma melhor exploração das múltiplas formas de produzir conhecimentos, por meio de uma linguagem que aproxime o ensino das tecnologias atuais com a cultura do alunado. Assim, estabelecemos que o letramento digital oportuniza uma conciliação com o ensino-aprendizagem dos indivíduos, num avanço social e tecnológico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID3199_12092018231301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL FERNANDES"
    "autor_email" => "gabrisfernandes13@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47746
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3316
    "inscrito_id" => 3199
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL: UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER"
    "resumo" => "Este trabalho visa o letramento num espaço digital, isto é, o uso das práticas de letramento no ambiente tecnológico. Abordar questões que envolvam o uso das novas tecnologias no âmbito educacional é trazer à tona os desafios que as instituições escolares vêm enfrentando diante dos avanços da comunicação e informação no meio social. Pretendemos, pois, estabelecer o espaço digital como um universo no qual o letramento é constituído a partir do uso de elementos resultantes da tecnologia como também da aplicação do uso destes elementos, ou seja, as práticas de leitura e escrita passam a caracterizar uma adaptação no contexto digital. Os indivíduos sociais ao serem introduzidos no espaço tecnológico, exercitam as suas habilidades de ler e escrever diante da tela digital, ampliam a visão comunicativa e passam a interagir com o meio em que estão inseridos digitalmente. A pesquisa é de viés qualitativo e de caráter descritivo-interpretativo, requisitamos como corpus de análise exemplos que as novas tecnologias ofertam, a fim de esclarecer a abordagem temática sobre o letramento digital e possibilitar possíveis propostas de usos no espaço escolar. O espaço digital tende a oferecer letramentos diversos. A partir disto, defendemos a aplicação de recursos tecnológicos, que visem o aprimoramento da prática pedagógica dos docentes, para uma melhor exploração das múltiplas formas de produzir conhecimentos, por meio de uma linguagem que aproxime o ensino das tecnologias atuais com a cultura do alunado. Assim, estabelecemos que o letramento digital oportuniza uma conciliação com o ensino-aprendizagem dos indivíduos, num avanço social e tecnológico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID3199_12092018231301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL FERNANDES"
    "autor_email" => "gabrisfernandes13@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho visa o letramento num espaço digital, isto é, o uso das práticas de letramento no ambiente tecnológico. Abordar questões que envolvam o uso das novas tecnologias no âmbito educacional é trazer à tona os desafios que as instituições escolares vêm enfrentando diante dos avanços da comunicação e informação no meio social. Pretendemos, pois, estabelecer o espaço digital como um universo no qual o letramento é constituído a partir do uso de elementos resultantes da tecnologia como também da aplicação do uso destes elementos, ou seja, as práticas de leitura e escrita passam a caracterizar uma adaptação no contexto digital. Os indivíduos sociais ao serem introduzidos no espaço tecnológico, exercitam as suas habilidades de ler e escrever diante da tela digital, ampliam a visão comunicativa e passam a interagir com o meio em que estão inseridos digitalmente. A pesquisa é de viés qualitativo e de caráter descritivo-interpretativo, requisitamos como corpus de análise exemplos que as novas tecnologias ofertam, a fim de esclarecer a abordagem temática sobre o letramento digital e possibilitar possíveis propostas de usos no espaço escolar. O espaço digital tende a oferecer letramentos diversos. A partir disto, defendemos a aplicação de recursos tecnológicos, que visem o aprimoramento da prática pedagógica dos docentes, para uma melhor exploração das múltiplas formas de produzir conhecimentos, por meio de uma linguagem que aproxime o ensino das tecnologias atuais com a cultura do alunado. Assim, estabelecemos que o letramento digital oportuniza uma conciliação com o ensino-aprendizagem dos indivíduos, num avanço social e tecnológico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.