Este artigo faz parte do projeto de pesquisa “O ensino de Geografia e a educação das relações étnico-raciais: análises a partir da temática história e cultura afro-brasileira e indígena”, vinculado ao Grupo de Pesquisa e estudos Geográficos (GPEG) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco-IFPE (campus Recife). E tem como objetivo analisar os aspectos legais desenvolvidos pelo estado de Pernambuco para a efetiva implantação da Lei 10.639/2003 (que visa a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana) e seus desdobramentos no ensino de geografia nas escolas estaduais de educação básica. A pesquisa foi realizada através de leituras bibliográficas para aprofundamento do objeto de estudo e pesquisa documental, tanto em sites institucionais quanto nas instituições educacionais. Dessa maneira, foi possível constatar que existem documentos, por meio da criação de materiais que norteiam o ensino da relações étnico-raciais na rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, reforçando os aspectos da lei no ensino de Geografia. Porém, apesar de haver esses subsídios no ensino, existem algumas deficiências e obstáculos na inserção e na execução desses documentos, pois a aplicação de uma nova abordagem em um currículo fixo ocasiona algumas mudanças no contexto escolar e a partir disso alguns entraves vão surgindo e sendo reproduzidos. Foi identificado também, que as normativas para a aplicação da lei apresentam abordagens diferenciadas entre as gerências da educação, não ocorrendo uma unidade sobre a temática, ocasionando um lento avanço na lei em relação aos avanços, uso e criação de materiais, mesmo após 15 anos de sua existência.