Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA ESTÁ NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?

Palavra-chaves: DIFICULDADES, MATEMÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45652
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1853
    "inscrito_id" => 6658
    "titulo" => """
      A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA ESTÁ\r\n
      \r\n
      NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho objetiva responder a seguinte indagação: a dificuldade na aprendizagem no\r\n
      ensino de matemática está nas práticas pedagógicas? Para responder tal questionamento\r\n
      desenvolvemos uma pesquisa de campo na Escola Vereador João Saturnino de Almeida e\r\n
      aplicamos uma entrevista estruturada com a equipe diretiva, professores e alunos, a fim de\r\n
      identificar as práticas pedagógicas idealizadas para o ensino de matemática e as efetuadas no\r\n
      âmbito escolar. As conclusões obtidas através das entrevistas evidenciam que as práticas\r\n
      pedagógicas utilizadas por professores de matemática em sala de aula influenciam\r\n
      diretamente na absorção ou não dos conteúdos, entretanto, não é a principal causa, pois\r\n
      existem n-fatores que contribuem para o não aprendizado do aluno.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, MATEMÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6658_08092018225321.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA EMANOELLY CRISTINE BEZERRA DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA EMANOELLY"
    "autor_email" => "brendamanucris@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45652
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1853
    "inscrito_id" => 6658
    "titulo" => """
      A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA ESTÁ\r\n
      \r\n
      NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho objetiva responder a seguinte indagação: a dificuldade na aprendizagem no\r\n
      ensino de matemática está nas práticas pedagógicas? Para responder tal questionamento\r\n
      desenvolvemos uma pesquisa de campo na Escola Vereador João Saturnino de Almeida e\r\n
      aplicamos uma entrevista estruturada com a equipe diretiva, professores e alunos, a fim de\r\n
      identificar as práticas pedagógicas idealizadas para o ensino de matemática e as efetuadas no\r\n
      âmbito escolar. As conclusões obtidas através das entrevistas evidenciam que as práticas\r\n
      pedagógicas utilizadas por professores de matemática em sala de aula influenciam\r\n
      diretamente na absorção ou não dos conteúdos, entretanto, não é a principal causa, pois\r\n
      existem n-fatores que contribuem para o não aprendizado do aluno.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, MATEMÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6658_08092018225321.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA EMANOELLY CRISTINE BEZERRA DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA EMANOELLY"
    "autor_email" => "brendamanucris@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho objetiva responder a seguinte indagação: a dificuldade na aprendizagem no ensino de matemática está nas práticas pedagógicas? Para responder tal questionamento desenvolvemos uma pesquisa de campo na Escola Vereador João Saturnino de Almeida e aplicamos uma entrevista estruturada com a equipe diretiva, professores e alunos, a fim de identificar as práticas pedagógicas idealizadas para o ensino de matemática e as efetuadas no âmbito escolar. As conclusões obtidas através das entrevistas evidenciam que as práticas pedagógicas utilizadas por professores de matemática em sala de aula influenciam diretamente na absorção ou não dos conteúdos, entretanto, não é a principal causa, pois existem n-fatores que contribuem para o não aprendizado do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.