O presente artigo objetiva identificar se os professores dos anos iniciais do ciclo de alfabetização utilizam de forma sistemática e constante o gênero textual calendário para o ensino da matemática, inclusive, de forma interdisciplinar. Para tanto, tomamos como mote a formação continuada proposta pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/Paraíba no primeiro semestre de 2018. Inicialmente um grupo de Formadores Locais (FL) participou de uma formação continuada onde o próprio pesquisador foi o Formador Regional (FR). Na sequência, os FL deram a mesma formação, sobre o uso do gênero calendário nas aulas de matemática, para os professores de seus municípios. Para a coleta e análise dos dados foram observadas aulas dos professores com o intuito de verificarmos se os mesmos estavam desenvolvendo a proposta da formação, assim como, os FL preencheram relatórios indicando suas observações. Vale ressaltar que, diante dos dados observados constatamos que o gênero calendário, embora presente nas salas de aula, principalmente dos anos iniciais, via de regra, não são sistematizados a ponto de o professor explorar toda a sua potencialidade, tanto na matemática quanto em outras áreas do conhecimento. Em suma, cabe maior atenção a este gênero textual no ensino da matemática e na formação dos professores dos anos iniciais.