Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEMPO NA SALA DE AULA E AS CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: RELAÇÕES EM UMA AULA DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TEMPOS NA SALA DE AULA, SISTEMA DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Apresentamos os resultados de um estudo que objetivou analisar a relação entre as concepções de ensino-aprendizagem de matemática e o tempo na sala a partir de uma aula sobre as operações básicas com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão) no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Aracajú – SE. Como instrumento de coleta/produção e análise de dados utilizamos, respectivamente, a vídeogravação da aula e os estudos de Câmara dos Santos (1997, 2002). Diante da investigação realizada, constatou-se a coexistência da concepção baldista e da escadinha na aula, favorecendo a organização temporal a partir do tempo do professor. Não foram identificados elementos da concepção socioconstrutivista, o que pode ter limitado a influência do tempo de aprendizagem dos alunos na organização inter-escolar.

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