O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre a Pontuação e sua presença nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental, refletindo sobre a importância desta para a leitura e a escrita. Os dados coletados por meio da pesquisa em livros didáticos foram analisados a luz da análise de conteúdo onde se procurou observar e descrever como está apresentado o tema “O ensino da pontuação”. A pontuação é um tópico que tem seu ensino prescrito por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, por meio dos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco e também por meio da Base Nacional Comum Curricular. Esta pesquisa é relevante pelo importante papel que desempenham os sinais de pontuação perante a sociedade grafocêntrica em que vivemos; sendo imprescindível, que os estudantes conheçam os sinais de pontuação e se apropriem deles para melhor expressão de suas ideias seja na oralidade, seja na escrita. Os resultados indicaram que a pontuação está presente nos livros didáticos do 6º ano para ser ensinada no tópico que aborda questões sobre análise linguística, porém em alguns livros o tema se apresenta de maneira superficial, enfocando apenas dois dos diversos sinais de pontuação que existem. A pontuação nos livros didáticos analisados foi abordada na perspectiva textual discursiva, no entanto não se mostrou eficiente para que o estudante produzisse textos utilizando os sinais de forma adequada.