Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REALIDADE VIRTUAL E EDUCAÇÃO: O USO DE CIBERESPAÇOS E GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: CIBERESPAÇO, GAMIFICAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho propõe a discussão acerca dos ciberespaços e da gamificação como estratégia para uma aprendizagem mais envolvente, motivadora e ativa, o que constitui uma inovação frente aos sistemas educacionais de ensino tradicional. Diante de estudantes cada vez mais nativos digitais, modificações na metodologia são necessárias para estreitar as relações entre os jovens discentes e o processo de ensino-aprendizagem com ambientes flexíveis, adaptáveis e interativos, como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Assim, pretende-se explorar algumas das novas tecnologias educativas que auxiliam no processo de aprendizagem no ensino superior, com finalidade de analisar os impactos da utilização dessas ferramentas virtuais. A pesquisa é de natureza bibliográfica. Em síntese observa-se que o uso das TIC´s proporciona espaços de aprendizagem em que os estudantes podem ser desafiados e participam ativamente da aprendizagem, bem como podem extrapolar as barreiras de sala de aula na aquisição de conhecimentos.

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