Ser professor é um grande desafio, vivemos em uma sociedade cujos princípios e valores de um professor estão totalmente fora de questão portanto, a intencionalidade deste estudo foi fazer uma análise da educação do Brasil e Japão à luz da “Educação Comparada” dando ênfase a valorização do professor. Comparar é um recurso fundamental nas atividades de conhecer; por isso mesmo, os educadores empregam sempre que desejam esclarecer questões teóricas e práticas relativas do seu mister. Nesse sentido, temos como objetivo comparar a organização do trabalho docente no Brasil e Japão, a partir de uma visão global dos dois países. Para isso utilizamos a metodologia qualitativa, tendo como suporte estudos bibliográficos, que nos deram base para sanar as questões levantadas durante a pesquisa uma vez que a literatura nos permitiu fazer o confronto entre as diferentes formas de vida, tanto o tempo quanto nos espaços analisados. O nome Educação Comparada reserva-se, a designar certo ramo dos estudos que primeiramente se caracterizam pela vasta escala de observação que se utilizam, por força de seu objeto que são os sistemas de ensino. Abordaremos questões sobre os dados mais recentes sobre a situação de desenvolvimento do país bem como aspectos culturais políticos, econômicos que permeiam a história dos países e no que reflete sobre a educação. Enfim, o professor tanto no Brasil como no Japão são pessoas que trabalham com amor a profissão, batalham com a falta de recursos e estruturas, sem contar com o quesito salarial. Heróis! É a palavra ideal para defini-los.