A FÁBULA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DA
LÍNGUA ESPANHOLA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45768 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1514 "inscrito_id" => 5331 "titulo" => """ A FÁBULA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DA \r\n LÍNGUA ESPANHOLA """ "resumo" => "Sabe-se que durante as aulas de língua estrangeira, especificando o espanhol, muitos dos estudantes não são atraídos pela disciplina, pois, por não se terem habilidades com a mesma, sentem-se, na maioria das vezes, desestimulados. Ocasionando assim um desafio para os professores em busca de possibilidades para que as aulas se tornem mais atrativas. Para o contato com qualquer língua estrangeira, deve-se inicialmente habilitar os sujeitos dentro da leitura e da escrita. Para que assim, sejam capazes de desenvolverem atividades voltadas ao ensino da língua desejada. Logo, esse presente trabalho trás o gênero textual fábula como facilitador de ensino, acreditando que possa dinamizar as aulas de espanhol, uma vez que seu valor tem caráter lúdico o que contribui qualquer área de ensino dentro do processo de aprendizagem. E, instrumentos facilitadores contribuem na construção de conhecimentos mais maduros; além das fábulas levarem os leitores a um olhar com mais criticidade, haja vista, aludem diversas situações dentro da sociedade. Assim, essas narrativas serão um grande aliado entre o professor e aluno na melhoria do processo de ensino aprendizagem, tendo em vista à ampliação de uma prática eficiente que permitirá um avanço na produção textual em classe. A metodologia apresentará um percurso de campo, onde professores titulares da disciplina foram entrevistados, submetidos a um questionário de cunho qualitativo, trazendo reflexões de como esse gênero aqui proposto é utilizado nas suas práticas pedagógicas e suas considerações para o ensino da língua espanhola. Para o fomento teórico, Menon (2013), Martín (2015), Santos e Carneiro (2013) e contribuíram para a pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "FÁBULAS, LEITURA, ESCRITA, ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5331_06092018164441.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN BRITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEAN BRITO" "autor_email" => "jeanbritods@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LUSO-BRASILEIRA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45768 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1514 "inscrito_id" => 5331 "titulo" => """ A FÁBULA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DA \r\n LÍNGUA ESPANHOLA """ "resumo" => "Sabe-se que durante as aulas de língua estrangeira, especificando o espanhol, muitos dos estudantes não são atraídos pela disciplina, pois, por não se terem habilidades com a mesma, sentem-se, na maioria das vezes, desestimulados. Ocasionando assim um desafio para os professores em busca de possibilidades para que as aulas se tornem mais atrativas. Para o contato com qualquer língua estrangeira, deve-se inicialmente habilitar os sujeitos dentro da leitura e da escrita. Para que assim, sejam capazes de desenvolverem atividades voltadas ao ensino da língua desejada. Logo, esse presente trabalho trás o gênero textual fábula como facilitador de ensino, acreditando que possa dinamizar as aulas de espanhol, uma vez que seu valor tem caráter lúdico o que contribui qualquer área de ensino dentro do processo de aprendizagem. E, instrumentos facilitadores contribuem na construção de conhecimentos mais maduros; além das fábulas levarem os leitores a um olhar com mais criticidade, haja vista, aludem diversas situações dentro da sociedade. Assim, essas narrativas serão um grande aliado entre o professor e aluno na melhoria do processo de ensino aprendizagem, tendo em vista à ampliação de uma prática eficiente que permitirá um avanço na produção textual em classe. A metodologia apresentará um percurso de campo, onde professores titulares da disciplina foram entrevistados, submetidos a um questionário de cunho qualitativo, trazendo reflexões de como esse gênero aqui proposto é utilizado nas suas práticas pedagógicas e suas considerações para o ensino da língua espanhola. Para o fomento teórico, Menon (2013), Martín (2015), Santos e Carneiro (2013) e contribuíram para a pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "FÁBULAS, LEITURA, ESCRITA, ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5331_06092018164441.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN BRITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEAN BRITO" "autor_email" => "jeanbritods@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LUSO-BRASILEIRA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }