Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) constituem um grave problema e sua incidência cresce expressivamente. Dessa forma, é necessário que as informações acerca das DTA sejam mediadas de uma forma que a população entenda o conteúdo e se previna contra ela. Dentro deste contexto, reconhecemos que o ensino de ciências deveria possibilitar aos estudantes muito mais do que a aprendizagem dos conceitos científicos e teorias a serem memorizados, mas a alfabetização científica, instrumentalizando o estudante cidadão para que ele faça uso da ciência no seu dia a dia, assim como ele faz uso da língua materna. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar o fanzine como importante instrumento de divulgação científica voltado para sensibilização das principais doenças transmitidas por alimentos no estado de Pernambuco. Reconhecemos no fanzine um instrumento eficaz para a disseminação científica, já que une uma maneira divertida da abordagem da temática das doenças transmitidas por alimentos com o uso de uma linguagem acessível. Além disso, com a utilização do fanzine, é possível ter um material de comunicação que emita a percepção do que é um microrganismo patogênico de uma maneira divertida, incorporando a ideia de unir desenhos, imagens e escritos. É uma proposta mais criativa e interacionista, levantando um olhar crítico do educando em relação as DTA, visto que sua incidência é alta nesse estado brasileiro.