O presente artigo tem como objetivo investigar as contribuições do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus São João do Piauí na perspectiva da Equipe Multiprofissional do referido núcleo. Para a construção dos pressupostos teóricos que darão sustentação a este estudo, contamos com a contribuição de estudiosos que discutem a relevância da inclusão nas instituições de ensino, entre eles Beyer (2006); Januzzi (2006); Mantoan (1998 e 2003); Manzine (2007) e Sassaki (1997). Também foram utilizados como aportes teóricos as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996, além do regulamento que disciplina a organização, o funcionamento e as atribuições dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) a serem implantados em todos os campi do Instituto Federal do Piauí, criado pela Resolução CONSUP (Conselho Superior) ) nº 35 de junho de 2014. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter descritivo, onde foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como questionários com o intuito de obter informações sobre a política de inclusão do Instituto Federal do Piauí na perspectiva da Equipe Multidisciplinar do Campus São João do Piauí e as ações desenvolvidas pelo referido NAPNE na tentativa de propor práticas inclusivas.