Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BARREIRAS TRANSPONÍVEIS:ENTRAVES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA PARA SURDOS.

Palavra-chaves: ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE SURDOS, REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADES Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar os efeitos da aplicação da política de acessibilidade para estudantes Surdos na rede pública estadual de ensino. O principal foco está na observação dos estudantes na sua sala de aula. Procuramos mensurar a relação desses estudantes com a disciplina. Além disso, a partir de observações, tendo o mesmo objeto, em experiências de estágio supervisionado. Como procedimento, a metodologia que está associada à visão sociológica da educação, na obra A Reprodução: Elementos para uma Teoria do sistema de Ensino, de Félix Pierre Bourdieu, Jean-Claude PASSERON. Com foco nas observações das múltiplas dimensões das relações que os estudantes têm com a comunidade em geral e, principalmente, com a disciplina de filosofia. O estudo foi realizado durante curso de graduação, notadamente nas experiências de estágio supervisionado, vivência no Programa de Bolsa Institucional e Iniciação à Docência (PIBID) e contam com subsídios colhidos em seminários temáticos, aulas, curso de intérprete e etc. A conclusão desse trabalho, deu-se com a identificação de lacunas a serem percebidas pelos governos, gestores, legisladores e comunidade escolar. Nessa oportunidade, com o pouco que aprendemos e cientes da imensidão de conhecimentos, deixamos nossa contribuição para que sirva de subsídios para o aperfeiçoamento no atendimento desses estudantes nas escolas da rede pública servindo, ainda, às demandas identificadas para a área específica de formação, isto é, a filosofia.

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