O presente artigo relata o desenvolvimento de um minicurso realizado com alunos de Licenciatura e professores da Educação Básica. O objetivo do minicurso foi estimular os participantes a empregarem os conceitos de matemática, como cálculo de área, razão e proporção, razões trigonométricas para a construção e discussão das vantagens de um telhado verde. As coberturas verdes são muito utilizadas por oferecer inúmeras vantagens como a redução das temperaturas internas, diminuir o nível de ruídos, aumentar a umidade relativa do ar, além de diminuir a poluição ambiental. Por outro lado, também servem para captar a água das chuvas e com um sistema de drenagem e armazenamento adequados, podem ser reutilizadas. Um elemento importante na construção de telhados verdes é o meio drenante que é responsável por reter totalmente o substrato colocado acima dele, drenando a água recebida. Por isso, deve ser leve e, de preferência, utilizando materiais recicláveis e com algum potencial de acúmulo de água para minimizar possíveis estiagens. De modo geral, a matemática e suas infinitas aplicações e possibilidades, também está relacionada com a sustentabilidade e a educação ambiental. O desenvolvimento deste minicurso permitiu concluir que é de fundamental importância a aplicação da Matemática como ferramenta nas diversas áreas do conhecimento, contextualizadas e próxima do cotidiano dos alunos. Ou seja, a Matemática integrando teoria e prática, contribuindo com o desenvolvimento sustentável, e possibilitando uma aprendizagem com mais significado para o estudante e sua realidade.