Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL EM ALGODÃO DE JANDAÍRA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE JOVENS INVESTIGADORES EM AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO NO IFPB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47031
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4438
    "inscrito_id" => 10965
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL EM ALGODÃO DE JANDAÍRA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE JOVENS INVESTIGADORES EM AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO NO IFPB"
    "resumo" => "Este artigo relata a experiência vivenciada por jovens pesquisadores do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande, nas atividades de Pesquisa e Extensão desenvolvidas com alunos do Ensino Médio Integrado em estudo intitulado “Estudos da pré-História da Humanidade: vestígios em Algodão de Jandaíra”. Referido estudo tem como objetivo investigar as pinturas rupestres existentes no município de Algodão de Jandaíra, na Paraíba, e dessa forma, conhecendo a riqueza deste patrimônio, conscientizar as novas gerações para a necessidade de preservação do mesmo. A metodologia do estudo, quanto a realização de nossas ações, contempla a investigação bibliográfica e documental, com atividades de campo para registro e identificação do patrimônio histórico, com uso de fotos, filmagens e georreferenciamento das pinturas rupestres, aliado a práticas de educação ambiental realizadas em escolas públicas na região. Neste escrito relatamos a percepção dos jovens alunos participantes do projeto, revelando as impressões dos mesmos sobre estas ações, a partir do contato com os estudos feitos, bem como a partir das visitas feitas ao local investigado. O desenvolvimento do projeto trouxe experiências enriquecedoras quanto conhecimento da cultura local, em sua origem, de forma que os participantes da pesquisa puderam usufruir da “boniteza” de serem educados para uma prática transformadora, permitindo ainda avanços no campo da aquisição de novos conhecimentos, bem como uma mudança significativa no campo da compreensão sobre o respeito à diversidade cultural"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID10965_17092018221840.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALGISA ONOFRE DE ARAÚJO NETA"
    "autor_nome_curto" => "ADALGISA"
    "autor_email" => "adalgisaonofre14@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47031
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4438
    "inscrito_id" => 10965
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL EM ALGODÃO DE JANDAÍRA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE JOVENS INVESTIGADORES EM AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO NO IFPB"
    "resumo" => "Este artigo relata a experiência vivenciada por jovens pesquisadores do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande, nas atividades de Pesquisa e Extensão desenvolvidas com alunos do Ensino Médio Integrado em estudo intitulado “Estudos da pré-História da Humanidade: vestígios em Algodão de Jandaíra”. Referido estudo tem como objetivo investigar as pinturas rupestres existentes no município de Algodão de Jandaíra, na Paraíba, e dessa forma, conhecendo a riqueza deste patrimônio, conscientizar as novas gerações para a necessidade de preservação do mesmo. A metodologia do estudo, quanto a realização de nossas ações, contempla a investigação bibliográfica e documental, com atividades de campo para registro e identificação do patrimônio histórico, com uso de fotos, filmagens e georreferenciamento das pinturas rupestres, aliado a práticas de educação ambiental realizadas em escolas públicas na região. Neste escrito relatamos a percepção dos jovens alunos participantes do projeto, revelando as impressões dos mesmos sobre estas ações, a partir do contato com os estudos feitos, bem como a partir das visitas feitas ao local investigado. O desenvolvimento do projeto trouxe experiências enriquecedoras quanto conhecimento da cultura local, em sua origem, de forma que os participantes da pesquisa puderam usufruir da “boniteza” de serem educados para uma prática transformadora, permitindo ainda avanços no campo da aquisição de novos conhecimentos, bem como uma mudança significativa no campo da compreensão sobre o respeito à diversidade cultural"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID10965_17092018221840.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALGISA ONOFRE DE ARAÚJO NETA"
    "autor_nome_curto" => "ADALGISA"
    "autor_email" => "adalgisaonofre14@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo relata a experiência vivenciada por jovens pesquisadores do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande, nas atividades de Pesquisa e Extensão desenvolvidas com alunos do Ensino Médio Integrado em estudo intitulado “Estudos da pré-História da Humanidade: vestígios em Algodão de Jandaíra”. Referido estudo tem como objetivo investigar as pinturas rupestres existentes no município de Algodão de Jandaíra, na Paraíba, e dessa forma, conhecendo a riqueza deste patrimônio, conscientizar as novas gerações para a necessidade de preservação do mesmo. A metodologia do estudo, quanto a realização de nossas ações, contempla a investigação bibliográfica e documental, com atividades de campo para registro e identificação do patrimônio histórico, com uso de fotos, filmagens e georreferenciamento das pinturas rupestres, aliado a práticas de educação ambiental realizadas em escolas públicas na região. Neste escrito relatamos a percepção dos jovens alunos participantes do projeto, revelando as impressões dos mesmos sobre estas ações, a partir do contato com os estudos feitos, bem como a partir das visitas feitas ao local investigado. O desenvolvimento do projeto trouxe experiências enriquecedoras quanto conhecimento da cultura local, em sua origem, de forma que os participantes da pesquisa puderam usufruir da “boniteza” de serem educados para uma prática transformadora, permitindo ainda avanços no campo da aquisição de novos conhecimentos, bem como uma mudança significativa no campo da compreensão sobre o respeito à diversidade cultural

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Deusineia Mendes de Lima

    O desenvolvimento do projeto trouxe experiências enriquecedoras quanto conhecimento da cultura local.

    26/05/2023 01:33:13

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.