Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FISIOLOGIA À LUZ DA METODOLOGIA CRIATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: CRIATIVIDADE, EDUCAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, FISIOLOGIA, FISIOLOGIA Pôster (PO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Fisiologia é a área de estudo da biologia responsável por analisar o funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos por meio de seus sistemas corporais. O ensino-aprendizagem dessa ciência deve-se à necessidade que o indivíduo tem de aprender, reconhecer e desenvolver a anatomia de toda a variedade animal. O ensino integral atual não se fundamenta em um estímulo criativo e dinâmico que desenvolva a atenção dos educandos e construa conceitos próprios; logo, de forma a promover o interesse cognitivo para com o assunto abordado, de maneira crítica e reflexiva, além de simplificar o processo de mediação do educador, faz-se necessário a utilização da metodologia criativa no processo. Embasado nos princípios de atenção, fuga e movimento propostos por Paul E. Plsek, o modo de metodologia criativa a ser proposto e fundamentado leva em consideração a fisiologia moderna de Miguel Servet por meio da técnica de Body Paint, que foi experienciada pelos educandos do Colégio Eximius, Recife, à proposta do professor orientador André Maia, por meio da prática artística do grafite. Na metodologia do trabalho, a classe, dividida em trios, utilizou-se de tintas em spray, camisetas brancas e estêncis, além de material de proteção. Foram produzidas pelos alunos, como resultado final, camisetas com estampas simulando as localidade e aspectos visuais dos sistemas respiratório, digestório e excretor. Com isso, é pretendido contribuir para um movimento de ensino-aprendizagem criativo e interativo, que promova um contexto de criatividade global para o alunado, garantindo fluidez e originalidade no processo de ensino-aprendizagem.

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