Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa em andamento de PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de Ensino Médio) sobre o estudo de grandezas e medidas na proposição de problemas de matemática a partir da Revolta Quebra Quilos. Propomos analisar e discutir conjuntamente com os alunos, a partir da revisão de literatura acerca dos temas: Grandezas e Medidas, Proposição de Problemas e Revolta dos Quebra Quilos; bem como a criação de uma lista de problemas do conteúdo matemático Pesos e Medidas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo na modalidade pesquisa exploratória que consiste num levantamento bibliográfico e na elaboração de um produto a partir de experimentações investigativas e criativas. Os resultados preliminares apontam que sempre houve resistência as implementações de sistemas de medidas padronizados em face das unidades de medidas informais. Por exemplo: aqui no Nordeste brasileiro, temos o movimento popular denominado Revolta Quebra Quilos que é símbolo de resistência e luta legítima, levante este que teve como mote a imposição por parte de D. Pedro II ao uso do sistema métrico decimal. Quanto a metodologia de ensino-aprendizagem através da proposição de problemas podemos afirmar que ela acontece antes, durante e depois da resolução de problemas. Por fim, integrar a proposição de problemas ao estudo de grandezas e medidas a partir dos Quebras Quilos consistirá em realizar um trabalho de estudo e pesquisa numa visão interdisciplinar dos conteúdos como uma alternativa metodológica para o ensino de matemática para este bloco de conteúdo.