BARBOSA, Maria Aparecida Gomes. O estudante universitário na era digital. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48094>. Acesso em: 22/11/2024 09:00
Este artigo consiste numa reflexão teórica acerca do modo de ser, agir e pensar do estudante universitário que vive, bem como tem seu modus operandi completamente voltado para/na era digital, sendo este termo “digital” não apenas referente aos equipamentos tecnológicos, mas, sim relativo a uma maneira que o mundo extremamente veloz impôs a todos nós. O modo digital de ser, agir e pensar. Rápido, extremamente rápido. A Universidade é percebida como um topo a ser alcançado por muitos jovens, não comparado ao sonho brasileiro de ser um grande jogador de futebol, ou uma celebridade, ao menos instantânea, mas, para muitos jovens que conseguem concluir o ensino médio, adentrar na universidade e ter a sua vida melhorada ainda é o sonho compartilhado por familiares. Afinal, os pais fazem tudo para “darem” estudo aos seus filhos para eles serem “gente”. Desse modo, é imprescindível para o professor universitário considerar uma variedade de programas de educação desses jovens que pertencem e se estendem à linhagem das tecnologias digitais identificadas. Nos programas de ensino dos professores universitários, mesmo os mais individualistas, existem teorizações implícitas ou explícitas relacionadas com o modo de ser, agir e pensar dos aprendentes e com a sociedade de forma geral. O propósito deste artigo é explorar o modo de ser, agir e pensar do jovem contemporâneo brasileiro que está muito relacionado com a cultura digital que, por sua vez é semelhante ao modo narrativo.