Os jogos didáticos são ferramentas de extrema importância na contribuição do processo de
ensino-aprendizagem, pois quando bem aplicadas, complementam com eficiência às aulas tradicionais,
que na maioria das vezes estão defasadas devido à falta de investimento e inovação. O objetivo deste
trabalho foi otimizar a aquisição de conhecimentos sobre tecido epitelial, utilizando um jogo didático
como ferramenta pedagógica complementar às aulas tradicionais. Esta pesquisa foi realizada numa
turma do 1° ano, contendo 42 alunos, na Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Mota Silveira, na
cidade de Bom Jardim – PE, Brasil. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, utilizando
apenas o quadro branco e lápis, em seguida foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento
adquirido. Na segunda etapa, foi ministrada uma aula com o auxílio de data show, e logo após, foi
aplicado um jogo didático intitulado “Memorizando a Histologia”, e depois, foi aplicado o segundo
questionário, para comparar as duas metodologias utilizadas. Os resultados indicaram que houve um
aumento considerável nos acertos das questões do segundo questionário em comparação com o
primeiro questionário. Os resultados mais expressivos de aumento na absorção do conhecimento
foram para a sexta, sétima e oitava questões, que mostraram um aumento de 60%, 48% e 60%,
respetivamente. Estes resultados corroboram com outros autores e reforça o fato, que a utilização de
recursos lúdicos associados às aulas tradicionais, são grandes aliados no processo de ensinoaprendizagem.