Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA OTIMIZAÇÃO DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE TECIDO EPITELIAL

Palavra-chaves: HISTOLOGIA, JOGO DIDÁTICO, FERRAMENTA FACILITADORA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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      que na maioria das vezes estão defasadas devido à falta de investimento e inovação. O objetivo deste\r\n
      trabalho foi otimizar a aquisição de conhecimentos sobre tecido epitelial, utilizando um jogo didático\r\n
      como ferramenta pedagógica complementar às aulas tradicionais. Esta pesquisa foi realizada numa\r\n
      turma do 1° ano, contendo 42 alunos, na Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Mota Silveira, na\r\n
      cidade de Bom Jardim – PE, Brasil. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, utilizando\r\n
      apenas o quadro branco e lápis, em seguida foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento\r\n
      adquirido. Na segunda etapa, foi ministrada uma aula com o auxílio de data show, e logo após, foi\r\n
      aplicado um jogo didático intitulado “Memorizando a Histologia”, e depois, foi aplicado o segundo\r\n
      questionário, para comparar as duas metodologias utilizadas. Os resultados indicaram que houve um\r\n
      aumento considerável nos acertos das questões do segundo questionário em comparação com o\r\n
      primeiro questionário. Os resultados mais expressivos de aumento na absorção do conhecimento\r\n
      foram para a sexta, sétima e oitava questões, que mostraram um aumento de 60%, 48% e 60%,\r\n
      respetivamente. Estes resultados corroboram com outros autores e reforça o fato, que a utilização de\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os jogos didáticos são ferramentas de extrema importância na contribuição do processo de ensino-aprendizagem, pois quando bem aplicadas, complementam com eficiência às aulas tradicionais, que na maioria das vezes estão defasadas devido à falta de investimento e inovação. O objetivo deste trabalho foi otimizar a aquisição de conhecimentos sobre tecido epitelial, utilizando um jogo didático como ferramenta pedagógica complementar às aulas tradicionais. Esta pesquisa foi realizada numa turma do 1° ano, contendo 42 alunos, na Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Mota Silveira, na cidade de Bom Jardim – PE, Brasil. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, utilizando apenas o quadro branco e lápis, em seguida foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento adquirido. Na segunda etapa, foi ministrada uma aula com o auxílio de data show, e logo após, foi aplicado um jogo didático intitulado “Memorizando a Histologia”, e depois, foi aplicado o segundo questionário, para comparar as duas metodologias utilizadas. Os resultados indicaram que houve um aumento considerável nos acertos das questões do segundo questionário em comparação com o primeiro questionário. Os resultados mais expressivos de aumento na absorção do conhecimento foram para a sexta, sétima e oitava questões, que mostraram um aumento de 60%, 48% e 60%, respetivamente. Estes resultados corroboram com outros autores e reforça o fato, que a utilização de recursos lúdicos associados às aulas tradicionais, são grandes aliados no processo de ensinoaprendizagem.

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