O ensino de Ciências contribui para que os estudantes tornem-se capazes de exercer a cidadania de forma crítica, em uma sociedade altamente científica e tecnológica, onde novos conteúdos são gerados constantemente. Por isso, cabe ao professor entender as demandas sociais e determinar os encaminhamentos a serem seguidos, e propor uma compreensão científica e tecnologia inseridas no âmbito sociocultural, a partir da mediação do ensino-aprendizagem. Esse processo de ensino-aprendizagem em Ciências deve ocorrer de forma rápida, por conta das descobertas no meio científico, mas especialmente quando fala-se da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, em que o aluno não conta com tempo suficiente para assimilar o conteúdo e, que na maioria das vezes, a contextualização é de forma simplificada, onde alguns conceitos importantes não são trabalhados e por sua vez, aprendidos, e sobretudo a evasão escolar ainda é frequente apresentando como um dos aspectos mais desafiadores da escola. Assim, o objetivo do trabalho foi utilizar as aulas de Ciências de forma mais atrativa e diminuir a evasão nas turmas da EJA. Para isso, foi escolhido o assunto sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis para a aula de intervenção, através de aulas expositivas dialogada, debates, vídeo, experimento e produção em grupo dos alunos. A evasão escolar é o abandono da escola antes da conclusão de uma série ou de um determinado nível em uma modalidade de ensino. Entende-se que o papel do professor é de fundamental importância no processo de retorno dos alunos às turmas de EJA, pois, há muitos desafios a percorrer.