A IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM-AVA E SUAS FUNCIONALIDADES NAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA-EAD.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45938 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1444 "inscrito_id" => 7274 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM-AVA E SUAS FUNCIONALIDADES NAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA-EAD." "resumo" => "As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas inovações compreende-se nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que são espaços virtuais nos quais usuários, educadores e educandos podem interagir por meio de diversas ferramentas. Na Educação a Distância -EAD, as ferramentas de comunicação são adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes, bem como necessários para a busca de novos domínios e novos públicos em EAD. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. Nessa perspectiva, um AVA é o principal instrumento mediador num sistema Educação a Distância que combina possibilidades inéditas de interação mediatizada (professor/professor e aluno/aluno) e de interatividades com diversos materiais de boa qualidade. O problema a ser investigado nesta pesquisa é demonstrar a importância dos ambientes virtuais de aprendizagem para a educação a distância. O objetivo principal é definir as funcionalidades que devem existir em um ambiente virtual de aprendizado, para apoiar o processo de educação a distância. Para tanto, apresenta e discute teorias que mostram como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas funcionalidades colaboram para o processo de ensino-aprendizagem na Educação a Distância, com base em uma pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados livros, artigos com embasamento no tema proposto. Concluindo assim a importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação a Distância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7274_05092018233555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA TAVARES DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bruna_100j@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45938 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1444 "inscrito_id" => 7274 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM-AVA E SUAS FUNCIONALIDADES NAS PLATAFORMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA-EAD." "resumo" => "As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas inovações compreende-se nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que são espaços virtuais nos quais usuários, educadores e educandos podem interagir por meio de diversas ferramentas. Na Educação a Distância -EAD, as ferramentas de comunicação são adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes, bem como necessários para a busca de novos domínios e novos públicos em EAD. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. Nessa perspectiva, um AVA é o principal instrumento mediador num sistema Educação a Distância que combina possibilidades inéditas de interação mediatizada (professor/professor e aluno/aluno) e de interatividades com diversos materiais de boa qualidade. O problema a ser investigado nesta pesquisa é demonstrar a importância dos ambientes virtuais de aprendizagem para a educação a distância. O objetivo principal é definir as funcionalidades que devem existir em um ambiente virtual de aprendizado, para apoiar o processo de educação a distância. Para tanto, apresenta e discute teorias que mostram como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas funcionalidades colaboram para o processo de ensino-aprendizagem na Educação a Distância, com base em uma pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados livros, artigos com embasamento no tema proposto. Concluindo assim a importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação a Distância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7274_05092018233555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA TAVARES DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bruna_100j@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }