Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS ESPAÇOS VIVENCIADOS POR ALUNOS E O PROCESSO DE ENSINO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO SUBJETIVA, SUBJETIVIDADE, ESPAÇO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48077
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3218
    "inscrito_id" => 10434
    "titulo" => "O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS ESPAÇOS VIVENCIADOS POR ALUNOS E O PROCESSO DE ENSINO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, com objetivos de um estudo descritivo, realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES entre maio e junho de 2018. A pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento dos trabalhos de pós-graduação publicados no banco de dados da CAPES, que abordam a temática dos espaços vivenciados pelos alunos em seu processo de formação subjetiva e suas relações com o processo de ensino. Para selecionar os trabalhos e analisar o corpus da pesquisa, foram definidos dois descritores: “construção da subjetividade e ensino” e “formação da subjetividade e espaço”, os quais seguiram padrões de uma pesquisa booleana. Os resultados não apresentaram uma grande quantidade de trabalhos e, após filtrar para a área de ciências humanas/educação ou ensino, as quantidades diminuíam consideravelmente; a seleção dessas publicações foi feita primeiramente pelo título e depois pela leitura dos resumos. Foi constatado que muitos trabalhos encontrados são anteriores à Plataforma Sucupira, e o números de dissertações nessa busca são maiores do que as teses. A partir da disponibilidade do material na plataforma e das análises iniciais, constituímos um corpus de 4 trabalhos, que foram analisados em sua íntegra. Foi observado que há trabalhos que relacionam às espacialidades a produção da subjetividade dos sujeitos e também relacionam essas vivências espaciais ao ensino, contudo, essa produção é muito incipiente e não há, aparentemente, uma articulação de continuidade na pós-graduação no país, além de boa parte dessa produção não ser recente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO SUBJETIVA, SUBJETIVIDADE, ESPAÇO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID10434_11092018212924.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SYLLAS PEREIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL SYLLAS"
    "autor_email" => "daniel.syllas@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48077
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3218
    "inscrito_id" => 10434
    "titulo" => "O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS ESPAÇOS VIVENCIADOS POR ALUNOS E O PROCESSO DE ENSINO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, com objetivos de um estudo descritivo, realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES entre maio e junho de 2018. A pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento dos trabalhos de pós-graduação publicados no banco de dados da CAPES, que abordam a temática dos espaços vivenciados pelos alunos em seu processo de formação subjetiva e suas relações com o processo de ensino. Para selecionar os trabalhos e analisar o corpus da pesquisa, foram definidos dois descritores: “construção da subjetividade e ensino” e “formação da subjetividade e espaço”, os quais seguiram padrões de uma pesquisa booleana. Os resultados não apresentaram uma grande quantidade de trabalhos e, após filtrar para a área de ciências humanas/educação ou ensino, as quantidades diminuíam consideravelmente; a seleção dessas publicações foi feita primeiramente pelo título e depois pela leitura dos resumos. Foi constatado que muitos trabalhos encontrados são anteriores à Plataforma Sucupira, e o números de dissertações nessa busca são maiores do que as teses. A partir da disponibilidade do material na plataforma e das análises iniciais, constituímos um corpus de 4 trabalhos, que foram analisados em sua íntegra. Foi observado que há trabalhos que relacionam às espacialidades a produção da subjetividade dos sujeitos e também relacionam essas vivências espaciais ao ensino, contudo, essa produção é muito incipiente e não há, aparentemente, uma articulação de continuidade na pós-graduação no país, além de boa parte dessa produção não ser recente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO SUBJETIVA, SUBJETIVIDADE, ESPAÇO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID10434_11092018212924.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SYLLAS PEREIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL SYLLAS"
    "autor_email" => "daniel.syllas@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, com objetivos de um estudo descritivo, realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES entre maio e junho de 2018. A pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento dos trabalhos de pós-graduação publicados no banco de dados da CAPES, que abordam a temática dos espaços vivenciados pelos alunos em seu processo de formação subjetiva e suas relações com o processo de ensino. Para selecionar os trabalhos e analisar o corpus da pesquisa, foram definidos dois descritores: “construção da subjetividade e ensino” e “formação da subjetividade e espaço”, os quais seguiram padrões de uma pesquisa booleana. Os resultados não apresentaram uma grande quantidade de trabalhos e, após filtrar para a área de ciências humanas/educação ou ensino, as quantidades diminuíam consideravelmente; a seleção dessas publicações foi feita primeiramente pelo título e depois pela leitura dos resumos. Foi constatado que muitos trabalhos encontrados são anteriores à Plataforma Sucupira, e o números de dissertações nessa busca são maiores do que as teses. A partir da disponibilidade do material na plataforma e das análises iniciais, constituímos um corpus de 4 trabalhos, que foram analisados em sua íntegra. Foi observado que há trabalhos que relacionam às espacialidades a produção da subjetividade dos sujeitos e também relacionam essas vivências espaciais ao ensino, contudo, essa produção é muito incipiente e não há, aparentemente, uma articulação de continuidade na pós-graduação no país, além de boa parte dessa produção não ser recente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.