Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, com objetivos de um estudo descritivo, realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES entre maio e junho de 2018. A pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento dos trabalhos de pós-graduação publicados no banco de dados da CAPES, que abordam a temática dos espaços vivenciados pelos alunos em seu processo de formação subjetiva e suas relações com o processo de ensino. Para selecionar os trabalhos e analisar o corpus da pesquisa, foram definidos dois descritores: “construção da subjetividade e ensino” e “formação da subjetividade e espaço”, os quais seguiram padrões de uma pesquisa booleana. Os resultados não apresentaram uma grande quantidade de trabalhos e, após filtrar para a área de ciências humanas/educação ou ensino, as quantidades diminuíam consideravelmente; a seleção dessas publicações foi feita primeiramente pelo título e depois pela leitura dos resumos. Foi constatado que muitos trabalhos encontrados são anteriores à Plataforma Sucupira, e o números de dissertações nessa busca são maiores do que as teses. A partir da disponibilidade do material na plataforma e das análises iniciais, constituímos um corpus de 4 trabalhos, que foram analisados em sua íntegra. Foi observado que há trabalhos que relacionam às espacialidades a produção da subjetividade dos sujeitos e também relacionam essas vivências espaciais ao ensino, contudo, essa produção é muito incipiente e não há, aparentemente, uma articulação de continuidade na pós-graduação no país, além de boa parte dessa produção não ser recente.