Conforme o índice Gini, o Brasil é considerado o décimo país mais desigual do mundo. Essa desigualdade perpassa por diversos setores da sociedade, dentre eles, a educação. Com isso, sólidas discussões são fomentadas no que diz respeito a encontrar medidas que tenham por objetivo a redução, seja ela imediata ou a longo prazo, dessas desuniformidades no contexto educacional brasileiro. O presente trabalho teve como objetivo comparar o nível de conhecimento da matemática entre um colégio estadual técnico e um colégio estadual da polícia militar. Caracteriza-se em um estudo exploratório-descritivo com delineamento bibliográfico, de abordagem populacional com estudantes de 13 a 17 anos, utilizando um questionário semiestruturado, com amostragem por acessibilidade. O questionário foi composto de cinco questões, duas abertas e três de múltipla escolha, relativas a problemas que envolviam assuntos pertinentes a ementa curricular de matemática do segundo ano do ensino médio. O instrumento de coleta de dados foi aplicado com 130 estudantes, em dois colégios estaduais distintos no período que compreende os meses de agosto a setembro de 2018. Ao termino do estudo, verificou-se que o colégio estadual técnico obteve desempenho muito inferior comparado ao colégio estadual militar, provocando questionamentos sobre a efetividade da grade curricular fragmentada adotada pela modalidade do ensino integrado dessas instituições.