A discussão acerca da infância, seu significado, características e transformações, se configura como um dilema epistemológico no que se refere a sua compreensão, decorrente das diferentes e desiguais formas de representação e vivências da mesma, nas mais diversas realidades sócio-político-culturais. O marco de progresso dos estudos acerca desta fase da vida, se dá a partir do final do século XIX, influenciado e alicerçado pelas contribuições de inúmeros autores, tendo como destaque o suíço Jean Piaget (1896-1980). Visando a melhor compreensão e avanço dos processos de desenvolvimento contidos na infância, tem se discutido cotidianamente qual a importância dos espaços, agentes e dinâmicas externas que contribuem na estimulação, desenvolvimento e formação da criança. Nesse contexto, o presente trabalho vem abordar as características e a importância dos desenvolvimentos motor, cognitivo e social da criança, enfatizando a relação e o papel do ambiente escolar na construção e aperfeiçoamento dos mesmos. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em uma pesquisa semiestruturada realizada a partir da observação e entrevista com uma criança e seus pais. Os resultados obtidos demonstram que, os desafios, características, capacidades e habilidades contidas e adquiridas nas diferentes fases da infância e nos distintos desenvolvimentos estudados, são profundamente aprimorados e aperfeiçoados a partir da vivência e contato da criança com o contexto escolar, reafirmando e consolidando a escola a partir disto, não apenas como um espaço formal educativo, mas como um agente fundamental para com o desenvolvimento integral da criança.