Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA

Palavra-chaves: INFÂNCIA, AMBIENTE ESCOLAR, DESENVOLVIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 04. Fundamentos da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48810
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1723
    "inscrito_id" => 7264
    "titulo" => "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA"
    "resumo" => "A discussão acerca da infância, seu significado, características e transformações, se configura como um dilema epistemológico no que se refere a sua compreensão, decorrente das diferentes e desiguais formas de representação e vivências da mesma, nas mais diversas realidades sócio-político-culturais. O marco de progresso dos estudos acerca desta fase da vida, se dá a partir do final do século XIX, influenciado e alicerçado pelas contribuições de inúmeros autores, tendo como destaque o suíço Jean Piaget (1896-1980). Visando a melhor compreensão e avanço dos processos de desenvolvimento contidos na infância, tem se discutido cotidianamente qual a importância dos espaços, agentes e dinâmicas externas que contribuem na estimulação, desenvolvimento e formação da criança. Nesse contexto, o presente trabalho vem abordar as características e a importância dos desenvolvimentos motor, cognitivo e social da criança, enfatizando a relação e o papel do ambiente escolar na construção e aperfeiçoamento dos mesmos. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em uma pesquisa semiestruturada realizada a partir da observação e entrevista com uma criança e seus pais. Os resultados obtidos demonstram que, os desafios, características, capacidades e habilidades contidas e adquiridas nas diferentes fases da infância e nos distintos desenvolvimentos estudados, são profundamente aprimorados e aperfeiçoados a partir da vivência e contato da criança com o contexto escolar, reafirmando e consolidando a escola a partir disto, não apenas como um espaço formal educativo, mas como um agente fundamental para com o desenvolvimento integral da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIA, AMBIENTE ESCOLAR, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID7264_08092018114927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedrovinicius.sax@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48810
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1723
    "inscrito_id" => 7264
    "titulo" => "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA"
    "resumo" => "A discussão acerca da infância, seu significado, características e transformações, se configura como um dilema epistemológico no que se refere a sua compreensão, decorrente das diferentes e desiguais formas de representação e vivências da mesma, nas mais diversas realidades sócio-político-culturais. O marco de progresso dos estudos acerca desta fase da vida, se dá a partir do final do século XIX, influenciado e alicerçado pelas contribuições de inúmeros autores, tendo como destaque o suíço Jean Piaget (1896-1980). Visando a melhor compreensão e avanço dos processos de desenvolvimento contidos na infância, tem se discutido cotidianamente qual a importância dos espaços, agentes e dinâmicas externas que contribuem na estimulação, desenvolvimento e formação da criança. Nesse contexto, o presente trabalho vem abordar as características e a importância dos desenvolvimentos motor, cognitivo e social da criança, enfatizando a relação e o papel do ambiente escolar na construção e aperfeiçoamento dos mesmos. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em uma pesquisa semiestruturada realizada a partir da observação e entrevista com uma criança e seus pais. Os resultados obtidos demonstram que, os desafios, características, capacidades e habilidades contidas e adquiridas nas diferentes fases da infância e nos distintos desenvolvimentos estudados, são profundamente aprimorados e aperfeiçoados a partir da vivência e contato da criança com o contexto escolar, reafirmando e consolidando a escola a partir disto, não apenas como um espaço formal educativo, mas como um agente fundamental para com o desenvolvimento integral da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIA, AMBIENTE ESCOLAR, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID7264_08092018114927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedrovinicius.sax@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A discussão acerca da infância, seu significado, características e transformações, se configura como um dilema epistemológico no que se refere a sua compreensão, decorrente das diferentes e desiguais formas de representação e vivências da mesma, nas mais diversas realidades sócio-político-culturais. O marco de progresso dos estudos acerca desta fase da vida, se dá a partir do final do século XIX, influenciado e alicerçado pelas contribuições de inúmeros autores, tendo como destaque o suíço Jean Piaget (1896-1980). Visando a melhor compreensão e avanço dos processos de desenvolvimento contidos na infância, tem se discutido cotidianamente qual a importância dos espaços, agentes e dinâmicas externas que contribuem na estimulação, desenvolvimento e formação da criança. Nesse contexto, o presente trabalho vem abordar as características e a importância dos desenvolvimentos motor, cognitivo e social da criança, enfatizando a relação e o papel do ambiente escolar na construção e aperfeiçoamento dos mesmos. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em uma pesquisa semiestruturada realizada a partir da observação e entrevista com uma criança e seus pais. Os resultados obtidos demonstram que, os desafios, características, capacidades e habilidades contidas e adquiridas nas diferentes fases da infância e nos distintos desenvolvimentos estudados, são profundamente aprimorados e aperfeiçoados a partir da vivência e contato da criança com o contexto escolar, reafirmando e consolidando a escola a partir disto, não apenas como um espaço formal educativo, mas como um agente fundamental para com o desenvolvimento integral da criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.