Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES FRENTE AO CURRÍCULO INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Palavra-chaves: CURRÍCULO., EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo tem como objetivo central promover uma reflexão sobre os desafios da formação docente inicial frente às diversidades culturais e suas implicações na educação escolar indígena, além de fazer uma breve discussão sobre as abordagens do currículo e sua influencia na efetivação de um ensino diferenciado e intercultural. Diante da pesquisa teórica baseada em livros e artigos acerca da temática da formação inicial de professores foi percebido que os cursos voltados para formar professores da educação básica abordam superficialmente as questões voltadas para a cultura, ou seja, a formação inicial não contribui satisfatoriamente neste sentido, de formar os futuros docentes para atuarem na educação básica frente as suas diversidades interculturais pertinente no contexto brasileiro que é o caso da educação escolar indígena. Portanto, é preciso considerar que, para se efetivar uma educação escolar indígena diferenciada é necessário a priori que haja formação inicial que compreenda a especificidade das questões interculturais de maneira efetiva, e a posteriori que os docentes inseridos na aldeia busquem formação continuada, para que fortaleça o ensino e assim possam construir como o processo educativo de maneira satisfatória e que atenda as reais necessidades do povo indígena.

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