Este artigo tem como objetivo central promover uma reflexão sobre os desafios da formação docente inicial frente às diversidades culturais e suas implicações na educação escolar indígena, além de fazer uma breve discussão sobre as abordagens do currículo e sua influencia na efetivação de um ensino diferenciado e intercultural. Diante da pesquisa teórica baseada em livros e artigos acerca da temática da formação inicial de professores foi percebido que os cursos voltados para formar professores da educação básica abordam superficialmente as questões voltadas para a cultura, ou seja, a formação inicial não contribui satisfatoriamente neste sentido, de formar os futuros docentes para atuarem na educação básica frente as suas diversidades interculturais pertinente no contexto brasileiro que é o caso da educação escolar indígena. Portanto, é preciso considerar que, para se efetivar uma educação escolar indígena diferenciada é necessário a priori que haja formação inicial que compreenda a especificidade das questões interculturais de maneira efetiva, e a posteriori que os docentes inseridos na aldeia busquem formação continuada, para que fortaleça o ensino e assim possam construir como o processo educativo de maneira satisfatória e que atenda as reais necessidades do povo indígena.