Este artigo apresenta os resultados do trabalho dissertativo já finalizado, onde o mesmo buscou compreender as concepções de professores e estudantes de uma escola da rede Estadual de ensino de Pernambuco sobre o papel da história e cultura afro-brasileira e africana e a implementação da Lei 10.639/03 como instrumento de combate ao preconceito étnico-racial na escola. O processo investigativo foi realizado com entrevista aos professores do Ensino Médio, aplicação de questionário aos estudantes na faixa etária entre 16 e 19 anos e foi utilizada a metodologia qualiquantitativa. A compreensão sobre a temática se justifica pela necessidade de desconstruir socialmente o preconceito e a discriminação racial que sofre a população negra. A escola tem um papel fundamental no processo de construção e reconstrução dos valores que orientam a sociedade, por isso se faz necessário um novo olhar sobre a questão étnico-racial no espaço escolar, já que o sistema de ensino em nosso país se baseia numa visão europeizada, monocultura, discriminadora de caráter racista e excludente. Tudo isso fortalece as formas de exclusão, tendo a escola dificuldade de cumprir a sua função social, que é a formação humana pautada em valores que norteiam o ato de, educar, socializar e forma cidadãos compromissados com a transformação social.