Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IMPACTOS DA LEI Nº 10.639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LEI 10.639/03, PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48899
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1001
    "inscrito_id" => 9042
    "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IMPACTOS DA LEI Nº 10.639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados do trabalho dissertativo já finalizado, onde o mesmo buscou compreender as concepções de professores e estudantes de uma escola da rede Estadual de ensino de Pernambuco sobre o papel da história e cultura afro-brasileira e africana e a implementação da Lei 10.639/03 como instrumento de combate ao preconceito étnico-racial na escola.  O processo investigativo foi realizado com entrevista aos professores do Ensino Médio, aplicação de questionário aos estudantes na faixa etária entre 16 e 19 anos e foi utilizada a metodologia qualiquantitativa. A compreensão sobre a temática se justifica pela necessidade de desconstruir socialmente o preconceito e a discriminação racial que sofre a população negra. A escola tem um papel fundamental no processo de construção e reconstrução dos valores que orientam a sociedade, por isso se faz necessário um novo olhar sobre a questão étnico-racial no espaço escolar, já que o sistema de ensino em nosso país se baseia numa visão europeizada, monocultura, discriminadora de caráter racista e excludente. Tudo isso fortalece as formas de exclusão, tendo a escola dificuldade de cumprir a sua função social, que é a formação humana pautada em valores que norteiam o ato de, educar, socializar e forma cidadãos compromissados com a transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LEI 10.639/03, PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID9042_28082018214151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NANICLEISON JOSÉ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NANICLEISON"
    "autor_email" => "ncleison@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48899
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1001
    "inscrito_id" => 9042
    "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IMPACTOS DA LEI Nº 10.639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados do trabalho dissertativo já finalizado, onde o mesmo buscou compreender as concepções de professores e estudantes de uma escola da rede Estadual de ensino de Pernambuco sobre o papel da história e cultura afro-brasileira e africana e a implementação da Lei 10.639/03 como instrumento de combate ao preconceito étnico-racial na escola.  O processo investigativo foi realizado com entrevista aos professores do Ensino Médio, aplicação de questionário aos estudantes na faixa etária entre 16 e 19 anos e foi utilizada a metodologia qualiquantitativa. A compreensão sobre a temática se justifica pela necessidade de desconstruir socialmente o preconceito e a discriminação racial que sofre a população negra. A escola tem um papel fundamental no processo de construção e reconstrução dos valores que orientam a sociedade, por isso se faz necessário um novo olhar sobre a questão étnico-racial no espaço escolar, já que o sistema de ensino em nosso país se baseia numa visão europeizada, monocultura, discriminadora de caráter racista e excludente. Tudo isso fortalece as formas de exclusão, tendo a escola dificuldade de cumprir a sua função social, que é a formação humana pautada em valores que norteiam o ato de, educar, socializar e forma cidadãos compromissados com a transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LEI 10.639/03, PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID9042_28082018214151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NANICLEISON JOSÉ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NANICLEISON"
    "autor_email" => "ncleison@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do trabalho dissertativo já finalizado, onde o mesmo buscou compreender as concepções de professores e estudantes de uma escola da rede Estadual de ensino de Pernambuco sobre o papel da história e cultura afro-brasileira e africana e a implementação da Lei 10.639/03 como instrumento de combate ao preconceito étnico-racial na escola. O processo investigativo foi realizado com entrevista aos professores do Ensino Médio, aplicação de questionário aos estudantes na faixa etária entre 16 e 19 anos e foi utilizada a metodologia qualiquantitativa. A compreensão sobre a temática se justifica pela necessidade de desconstruir socialmente o preconceito e a discriminação racial que sofre a população negra. A escola tem um papel fundamental no processo de construção e reconstrução dos valores que orientam a sociedade, por isso se faz necessário um novo olhar sobre a questão étnico-racial no espaço escolar, já que o sistema de ensino em nosso país se baseia numa visão europeizada, monocultura, discriminadora de caráter racista e excludente. Tudo isso fortalece as formas de exclusão, tendo a escola dificuldade de cumprir a sua função social, que é a formação humana pautada em valores que norteiam o ato de, educar, socializar e forma cidadãos compromissados com a transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.