Resumo
O presente trabalho representa uma pesquisa de revisão bibliográfica, no qual estudou a trajetória do ensino profissionalizante e as políticas curriculares no ensino da educação física nas escolas. Este estudo, se justifica a partir da formação inicial e continuada dos discentes, para que desenvolvam-se a compreensão dos diferentes aspectos relacionados à educação física, sua configuração curricular, sua prática pedagógica, seus métodos de ensino, fundamentos e critérios de avaliação e sua contextualização junto às demandas sócios educacionais da atualidade. Além disso, os aspectos da trajetória da educação física profissionalizante e destacando-se as formações que tratam das politicas curriculares no ensino da educação física escolar no Brasil, ainda tem-se como objetivo, apresentar uma perspectiva da discussão que envolve a trajetória e as políticas curriculares voltadas ao campo da educação física recorrentes no ensino escolar no Brasil. Dessa forma, no processo de formação profissionalizante, vislumbramos o aspecto educacional como algo sempre inacabado, em constante movimento de reconversão e, a escola, reconhecida como um espaço privilegiado de formação profissional, que se constitui em um campo da educação e da educação física escolar brasileira. Por fim, chega-se a conclusão de que este estudo são produções que ultrapassam as instâncias governamentais e resumem-se em observações que apontam e discorrem sobre o ensino profissionalizante da educação física e das politicas curriculares, trazendo olhares e gerando discussões, observações, enfim, propostas acerca da melhoria do contexto estudado.