Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COORDENADOR PEDAGÓGICO – UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES LOCALIZADAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFPE 2008-2018

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGÓGICO, ESTADO DO CONHECIMENTO, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47967
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4258
    "inscrito_id" => 10473
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO – UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES LOCALIZADAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFPE 2008-2018"
    "resumo" => "O presente estudo foi desenvolvido durante o levantamento do estado do conhecimento para a pesquisa em andamento do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE intitulado “O trabalho do coordenador pedagógico nas representações sociais dos professores”. Utilizado na fase inicial de pesquisa, o levantamento do estado do conhecimento possibilita a efetivação de balanço de pesquisas de uma determinada área (Romanowski, 2016) e, deste modo torna possível identificar as evoluções e lacunas acerca das produções. Nos últimos anos, observamos o crescimento de trabalhos fundamentados na abordagem teórica das representações sociais, contudo não podemos dizer o mesmo a cerca do fenômeno relacionado à figura do coordenador pedagógico. A pesquisa em andamento no programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivo geral compreender o trabalho do coordenador pedagógico com base na análise das representações sociais dos professores dos anos iniciais no ensino fundamental, e se essas representações auxiliam no desenvolvimento trabalho pedagógico realizado por esses professores na sala de aula. Para contribuir na constituição do campo teórico da temática da pesquisa, o presente estudo do estado do conhecimento objetiva realizar um levantamento de teses e dissertações a partir dos descritores “coordenador pedagógico” localizadas no Repositório Institucional da UFPE, nos últimos 10 anos, e deste modo identificar as discussões dos temas relacionados e suas contribuições."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, ESTADO DO CONHECIMENTO, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID10473_17092018202409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA AQUINO DE SOUZA CAVALCANTI RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "m_aquino_scr@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47967
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4258
    "inscrito_id" => 10473
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO – UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES LOCALIZADAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFPE 2008-2018"
    "resumo" => "O presente estudo foi desenvolvido durante o levantamento do estado do conhecimento para a pesquisa em andamento do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE intitulado “O trabalho do coordenador pedagógico nas representações sociais dos professores”. Utilizado na fase inicial de pesquisa, o levantamento do estado do conhecimento possibilita a efetivação de balanço de pesquisas de uma determinada área (Romanowski, 2016) e, deste modo torna possível identificar as evoluções e lacunas acerca das produções. Nos últimos anos, observamos o crescimento de trabalhos fundamentados na abordagem teórica das representações sociais, contudo não podemos dizer o mesmo a cerca do fenômeno relacionado à figura do coordenador pedagógico. A pesquisa em andamento no programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivo geral compreender o trabalho do coordenador pedagógico com base na análise das representações sociais dos professores dos anos iniciais no ensino fundamental, e se essas representações auxiliam no desenvolvimento trabalho pedagógico realizado por esses professores na sala de aula. Para contribuir na constituição do campo teórico da temática da pesquisa, o presente estudo do estado do conhecimento objetiva realizar um levantamento de teses e dissertações a partir dos descritores “coordenador pedagógico” localizadas no Repositório Institucional da UFPE, nos últimos 10 anos, e deste modo identificar as discussões dos temas relacionados e suas contribuições."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, ESTADO DO CONHECIMENTO, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID10473_17092018202409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA AQUINO DE SOUZA CAVALCANTI RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "m_aquino_scr@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido durante o levantamento do estado do conhecimento para a pesquisa em andamento do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE intitulado “O trabalho do coordenador pedagógico nas representações sociais dos professores”. Utilizado na fase inicial de pesquisa, o levantamento do estado do conhecimento possibilita a efetivação de balanço de pesquisas de uma determinada área (Romanowski, 2016) e, deste modo torna possível identificar as evoluções e lacunas acerca das produções. Nos últimos anos, observamos o crescimento de trabalhos fundamentados na abordagem teórica das representações sociais, contudo não podemos dizer o mesmo a cerca do fenômeno relacionado à figura do coordenador pedagógico. A pesquisa em andamento no programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivo geral compreender o trabalho do coordenador pedagógico com base na análise das representações sociais dos professores dos anos iniciais no ensino fundamental, e se essas representações auxiliam no desenvolvimento trabalho pedagógico realizado por esses professores na sala de aula. Para contribuir na constituição do campo teórico da temática da pesquisa, o presente estudo do estado do conhecimento objetiva realizar um levantamento de teses e dissertações a partir dos descritores “coordenador pedagógico” localizadas no Repositório Institucional da UFPE, nos últimos 10 anos, e deste modo identificar as discussões dos temas relacionados e suas contribuições.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.