O presente estudo foi desenvolvido durante o levantamento do estado do conhecimento para a pesquisa em andamento do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE intitulado “O trabalho do coordenador pedagógico nas representações sociais dos professores”. Utilizado na fase inicial de pesquisa, o levantamento do estado do conhecimento possibilita a efetivação de balanço de pesquisas de uma determinada área (Romanowski, 2016) e, deste modo torna possível identificar as evoluções e lacunas acerca das produções. Nos últimos anos, observamos o crescimento de trabalhos fundamentados na abordagem teórica das representações sociais, contudo não podemos dizer o mesmo a cerca do fenômeno relacionado à figura do coordenador pedagógico. A pesquisa em andamento no programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivo geral compreender o trabalho do coordenador pedagógico com base na análise das representações sociais dos professores dos anos iniciais no ensino fundamental, e se essas representações auxiliam no desenvolvimento trabalho pedagógico realizado por esses professores na sala de aula. Para contribuir na constituição do campo teórico da temática da pesquisa, o presente estudo do estado do conhecimento objetiva realizar um levantamento de teses e dissertações a partir dos descritores “coordenador pedagógico” localizadas no Repositório Institucional da UFPE, nos últimos 10 anos, e deste modo identificar as discussões dos temas relacionados e suas contribuições.