O objetivo deste trabalho foi o de mapear a produção de conhecimento a respeito de extensão produzida no Brasil e de verificar se estes trabalhos possuem o tema trabalho como princípio educativo – TPE de forma explicitada no texto ou se o tema consta implicitamente em relação à extensão universitária proposta nos trabalhos. Como metodologia, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa e como procedimento metodológico fizemos um levantamento bibliográfico no site da CAPES, a partir da utilização do descritor Extensão Universitária no Brasil, sem aspas e filtros, como: 1) Produção dos últimos três anos; 2) Teses e Dissertações; 3) Grande área de conhecimento das ciências humanas; 4) Área de conhecimento da educação; 5) Área de concentração do trabalho e educação. Assim, decidimos colocar no descritor as aspas e não aplicamos nenhum filtro, o que levou a um total de 20 dissertações e teses que foram as que analisamos. Após proceder a análise dos resumos destes 20 trabalhos, verificamos se nelas consta o TPE foco de nosso interesse. Como resultados pudemos observar que dos 20 trabalhos, um não foi localizado, nem mesmo o resumo, e dos 19 restantes nenhum apresentava reflexões acerca do TPE de forma explícita, enquanto nove deles faziam alguma alusão sutil ao tema. Compreendemos a importância do tema e esperamos contribuir com este artigo para reflexão sobre sua presença em futuras pesquisas.