Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR ALÉM DO ENSINO TRADICIONAL

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, DESAFIOS, ENSINO TRADICIONAL Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46094
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 548
    "inscrito_id" => 2054
    "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR ALÉM DO ENSINO TRADICIONAL"
    "resumo" => """
      RESUMO:\r\n
      Este artigo apresenta de forma direta, relações construídas dentro do espaço educacional, tendo como objetivo analisar os processos da ação pedagógica sobre o desenvolvimento e aprendizagem inicial dos sujeitos, pondo em questão o posicionamento do professor e sua prática pedagógica perante as novas exigências sociais, considerando ainda, uma análise além do ensino tradicional na primeira etapa da educação infantil. Nesse sentido, este trabalho está centrado numa perspectiva sistemática diante atuação do educador entre o cuidar e o educar, viabilizando as particularidades e vivências das crianças perante o primeiro contado com os adultos, a discussão presente enfatiza uma reflexão acerca das transformações paradigmáticas referente ao ensino, trazendo a importância de trabalhar as práticas pedagógicas, dando ênfase na troca de saberes e experiências gerenciando a construção do conhecimento, o qual torna-se necessário planejar, organizar, e avaliar a rotina presente no ambiente escolar. Este estudo caminha metodologicamente por um viés bibliográfico, em que utilizamos para fundamentação teórica os estudos de Barbosa (2010), Brasil (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira (2012), Kramer (1908) Schmitt (2008) e Saviane (2007). Para tanto, vê-se que a prática docente vai além de métodos tradicionais, pois, resulta na busca por formação continuada, adaptando-se as novas demandas e convivências sociais, culturais e históricas. \r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Prática Pedagógica, Desafios, Ensino Tradicional.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, DESAFIOS, ENSINO TRADICIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID2054_09082018105621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVÂNIA DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDIVÂNIA SOUZA"
    "autor_email" => "edvania.sandes@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL CAMPUS SERTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46094
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 548
    "inscrito_id" => 2054
    "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR ALÉM DO ENSINO TRADICIONAL"
    "resumo" => """
      RESUMO:\r\n
      Este artigo apresenta de forma direta, relações construídas dentro do espaço educacional, tendo como objetivo analisar os processos da ação pedagógica sobre o desenvolvimento e aprendizagem inicial dos sujeitos, pondo em questão o posicionamento do professor e sua prática pedagógica perante as novas exigências sociais, considerando ainda, uma análise além do ensino tradicional na primeira etapa da educação infantil. Nesse sentido, este trabalho está centrado numa perspectiva sistemática diante atuação do educador entre o cuidar e o educar, viabilizando as particularidades e vivências das crianças perante o primeiro contado com os adultos, a discussão presente enfatiza uma reflexão acerca das transformações paradigmáticas referente ao ensino, trazendo a importância de trabalhar as práticas pedagógicas, dando ênfase na troca de saberes e experiências gerenciando a construção do conhecimento, o qual torna-se necessário planejar, organizar, e avaliar a rotina presente no ambiente escolar. Este estudo caminha metodologicamente por um viés bibliográfico, em que utilizamos para fundamentação teórica os estudos de Barbosa (2010), Brasil (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira (2012), Kramer (1908) Schmitt (2008) e Saviane (2007). Para tanto, vê-se que a prática docente vai além de métodos tradicionais, pois, resulta na busca por formação continuada, adaptando-se as novas demandas e convivências sociais, culturais e históricas. \r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Prática Pedagógica, Desafios, Ensino Tradicional.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, DESAFIOS, ENSINO TRADICIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID2054_09082018105621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVÂNIA DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDIVÂNIA SOUZA"
    "autor_email" => "edvania.sandes@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL CAMPUS SERTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta de forma direta, relações construídas dentro do espaço educacional, tendo como objetivo analisar os processos da ação pedagógica sobre o desenvolvimento e aprendizagem inicial dos sujeitos, pondo em questão o posicionamento do professor e sua prática pedagógica perante as novas exigências sociais, considerando ainda, uma análise além do ensino tradicional na primeira etapa da educação infantil. Nesse sentido, este trabalho está centrado numa perspectiva sistemática diante atuação do educador entre o cuidar e o educar, viabilizando as particularidades e vivências das crianças perante o primeiro contado com os adultos, a discussão presente enfatiza uma reflexão acerca das transformações paradigmáticas referente ao ensino, trazendo a importância de trabalhar as práticas pedagógicas, dando ênfase na troca de saberes e experiências gerenciando a construção do conhecimento, o qual torna-se necessário planejar, organizar, e avaliar a rotina presente no ambiente escolar. Este estudo caminha metodologicamente por um viés bibliográfico, em que utilizamos para fundamentação teórica os estudos de Barbosa (2010), Brasil (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira (2012), Kramer (1908) Schmitt (2008) e Saviane (2007). Para tanto, vê-se que a prática docente vai além de métodos tradicionais, pois, resulta na busca por formação continuada, adaptando-se as novas demandas e convivências sociais, culturais e históricas. Palavras-Chave: Prática Pedagógica, Desafios, Ensino Tradicional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.