RESUMO:
Este artigo apresenta de forma direta, relações construídas dentro do espaço educacional, tendo como objetivo analisar os processos da ação pedagógica sobre o desenvolvimento e aprendizagem inicial dos sujeitos, pondo em questão o posicionamento do professor e sua prática pedagógica perante as novas exigências sociais, considerando ainda, uma análise além do ensino tradicional na primeira etapa da educação infantil. Nesse sentido, este trabalho está centrado numa perspectiva sistemática diante atuação do educador entre o cuidar e o educar, viabilizando as particularidades e vivências das crianças perante o primeiro contado com os adultos, a discussão presente enfatiza uma reflexão acerca das transformações paradigmáticas referente ao ensino, trazendo a importância de trabalhar as práticas pedagógicas, dando ênfase na troca de saberes e experiências gerenciando a construção do conhecimento, o qual torna-se necessário planejar, organizar, e avaliar a rotina presente no ambiente escolar. Este estudo caminha metodologicamente por um viés bibliográfico, em que utilizamos para fundamentação teórica os estudos de Barbosa (2010), Brasil (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira (2012), Kramer (1908) Schmitt (2008) e Saviane (2007). Para tanto, vê-se que a prática docente vai além de métodos tradicionais, pois, resulta na busca por formação continuada, adaptando-se as novas demandas e convivências sociais, culturais e históricas.
Palavras-Chave: Prática Pedagógica, Desafios, Ensino Tradicional.