, Antonio. Fatores e metas de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47419>. Acesso em: 04/11/2024 15:43
O estudo em tela teve como objetivo primordial analisar as metas acadêmicas dos discentes do ensino médio em relação à variável sexo por meio do método estatístico t student. De maneira específica intentou-se comparar o desempenho dos alunos em língua e matemática em relação ao sexo; estabelecer a relação entre metas acadêmicas segundo o sexo; perceber se existem diferenças significativas nas metas acadêmicas entre homens e mulheres e o rendimento em língua e matemática. Para tanto, delimitou-se como amostra 26 estudantes, na faixa etária de 15 a 18 anos, que estavam matriculados e frequentando regularmente os módulos II, III e IV do Curso Técnico em Administração Integrado ao ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Angical do Piauí (CAANG), vinculado à rede pública federal de ensino, no Estado do Piauí, Brasil. Na coleta de dados utilizou-se um questionário de “Escala de metas acadêmicas”, proposto na disciplina Fatores de Aprendizagem, do curso de Doutorado em Educação da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México), envolvendo três fatores: Fator I: metas de aprendizagem; Fator II: metas de obtenção; Fator III: metas de reforço social. Buscou-se responder ao seguinte problema: Que fatores pesam entre homens e mulheres para aprenderem? Quais as implicações no desempenho em língua e matemática? Na perspectiva da consecução de possíveis respostas às supracitadas questões buscou-se ancoragem na teoria das metas de realização.