Neste artigo, trazemos a possibilidade de uma articulação entre o ensino de Geometria Plana na educação básica e conteúdos da componente curricular de Álgebra Abstrata, particularmente Grupo de Isometrias, presente nos cursos de Licenciatura em Matemática. É maravilhoso notarmos a perfeição em algumas coisas que fazem parte da nossa vida! Quando observamos uma flor na natureza, vemos que uma de suas pétalas é semelhante à outra. Quando olhamos no espelho, percebemos uma harmonia na posição dos nossos olhos, nariz e boca. Se imaginarmos uma linha vertical passando pela ponta do nosso nariz, notamos que o lado direito é bem parecido com o lado esquerdo. O que percebemos é a presença de uma característica que denominamos simetria. Tanta perfeição na natureza despertou no ser humano a vontade de também se manifestar buscando tal perfeição. Desde a antiguidade, vários povos utilizavam figuras geométricas como elementos decorativos e nas construções arquitetônicas. Com o passar do tempo foram aperfeiçoadas a visão e percepção das simetrias e foi desenvolvida uma forma matemática de abordá-las a qual chamamos de Isometrias. Exploramos, neste artigo, alguns aspectos geométricos e algébricos das isometrias, discutimos formas de abordar as isometrias como uma ferramenta construtiva para o aprendizado e fixação de conteúdos de geometria plana, além de examinarmos algumas aplicações das isometrias. Nossa intenção não é esgotar o assunto e sim provocar, nos leitores, o interesse pelo conteúdo que é vasto e fascinante.