A sustentabilidade cada vez mais vem sendo foco de diferentes áreas de conhecimento. Pensar em desenvolvimento sustentável está muito além da ideia de economia de recursos naturais, é pensar holisticamente, destacando seu caráter econômico, social e ambiental. Tendo em vista a necessidade de trabalhar assuntos relacionados à temática sustentabilidade no contexto escolar, e tendo como pressuposto o fato da influência que as práticas pedagógicas podem ter sobre o processo de assimilação dos conhecimentos pelos alunos, vê-se a necessidade de uma investigação acerca das práticas pedagógicas utilizadas no Ensino Médio sobre o desenvolvimento sustentável. Este trabalho tem como objetivo conhecer as práticas de ensino do tema sustentabilidade e tecnologias sustentáveis em escolas da rede pública do estado do Ceará. Esse estudo contou uma análise descritiva dos dados. Nesta descrição, fez-se uso de distribuição de frequência, medidas de tendência central e medidas de variabilidade. A população é composta por aluno de 3º ano da Escola Ensino Médio Luíza Távora, totalizando 60 alunos. A coleta de dados foi a partir da aplicação de um questionário contendo questões objetivas. Os resultados mostraram que o tema da sustentabilidade tem maior percepção pelo anos nas disciplinas de química, biologia e geografia. A maioria dos alunos, afirmou conhecer a definição de sustentabilidade mais não marcaram a opção correta quando estimulados pela pergunta. Por fim, percebeu-se a vontade dos jovens em inserir as tecnologias sustentáveis em suas comunidades como a compostagem, energia solar e energia eólica.